9 tendências de Marketing B2B para 2024

O ano de 2023 foi marcado por inúmeras transformações ao nível da tecnologia e é inegável o seu impacto nas estratégias de Marketing.

Prevê-se que em 2024 estas transformações ocorram a uma velocidade cada vez maior. Por isso, é preciso estarmos atentos a todas as alterações que vão mudar o dia-a-dia das empresas e das suas equipas.

No paradigma atual, são várias as tendências de Marketing B2B que prometem estar na ordem do dia.

1- Inteligência Artificial Generativa como aliada do processo de criação

Não é novidade que a Inteligência Artificial Generativa (IAG) veio para ficar e promete trazer mais vantagens do que desvantagens.

Neste momento, é importante reconhecer que a IA Generativa trata-se de uma verdadeira aliada do processo criativo e estratégico. Não se trata daquilo que a IA é capaz de fazer, mas sim de como o Ser Humano a consegue utilizar.

Durante o RD Summit 2023 – o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina – foi apresentado um estudo onde se concluiu que 76% dos profissionais de Marketing entrevistados utiliza a GenIA para criação de conteúdo rápido e redação de copies e 71% afirma inspirar o conhecimento criativo.”

Então, como saber que tarefas delegar à Inteligência Artificial?

Utilize as ferramentas de IA para inspiração de ideias, para criação de outlines e rascunhos de textos e mesmo para geração de imagens. Desta forma, conseguirá focar-se nas tarefas que apenas um humano consegue fazer: criação de planos e estratégias, edição, confirmação de fontes, pesquisas e atendimento ao Cliente.

2 – Personalização avançada 

As exigências dos Clientes mudaram, isto é, atualmente já não querem receber mensagens massificadas e sem interesse.

Com tanta informação ao seu dispor, também o espetro de atenção é mais reduzido e, com isto, aumenta a necessidade da personalização das mensagens e a criação de ofertas à medida de cada Cliente.

Há também a necessidade de melhorar continuamente a experiência do Cliente através de ferramentas de automação para otimizar o processo de compra.

Utilize a tecnologia ao seu dispor e aproveite todo este potencial para oferecer a melhor experiência ao seu Cliente e, assim, aumentar a sua satisfação e fidelização.

3 – Vídeos curtos

Apesar de não ser inteiramente novidade, os vídeos curtos continuam a ser uma tendência crescente nas estratégias de Marketing. Com o crescimento de plataformas como o TikTok, dos Reels do Instagram e dos Shorts do Youtube, continuar durante este ano de 2024.

O que muda com o crescimento dos vídeos curtos?

Com menos tempo para captar a atenção do seu Cliente, terá de usar a criatividade e comunicar de forma simples e direta, focando o seu conteúdo no entretenimento e informação, ao invés de vender de forma intrusiva os seus produtos/serviços.

A qualidade é também um fator de extrema importância. Quer seja do próprio vídeo, como do conteúdo em si, é crucial que a sua estratégia esteja focada em oferecer os melhores conteúdos para transmitir a sua mensagem de forma eficaz.

4 – Humanização

Em 2024, as estratégias de Marketing serão marcadas por aspetos relacionados com as tecnologias, mas também por aspetos focados nas pessoas. Mais do que nunca, a sua empresa precisa de se diferenciar através do seu propósito, valores e da sua cultura.

Através de partilhas de histórias, de ações com cariz social e mostrando o seu lado humano, irá conseguir estabelecer uma identificação e conexão com potenciais Clientes.

Uma das formas de humanizar a sua empresa B2B é através do Endomarketing. Com isto, transformará os seus colaboradores em embaixadores, o que irá contribuir para a sua motivação e reduzir também a rotatividade.

Outra estratégia de humanização que promete ser tendência neste ano é o aparecimento de influenciadores no mercado B2B.

Entende-se que a sua audiência se identificará mais com pessoas do que com uma empresa, principalmente nas Redes Sociais.

É por isto que os Criadores de Conteúdo do mercado B2B serão uma tendência a partir deste ano, através da criação de conteúdos relevantes e relativos à empresa, com o objetivo de atrair visitantes e Leads qualificados.

Lembre-se: a humanização da sua empresa é fundamental para a atração e fidelização de novos Clientes!

5 – O poder dos dados

Com a abundância de dados disponíveis em diferentes canais e touching points, a sua análise é cada vez mais importante nas estratégias de Marketing.

A gestão dos dados – aliada ao uso de tecnologia e Inteligência Artificial – será uma peça chave no sucesso das estratégias das empresas em 2024.

Através de tecnologias de Big Data e algoritmos de Machine Learning, esta gestão e análise de dados irá não só otimizar processos, como também capacitar os gestores a tomarem decisões mais informadas, personalizarem a experiência dos Clientes e melhorarem a eficácia das suas campanhas.

Com a rápida evolução das tecnologias, espera que esta seja uma tendência cada vez mais presente no dia-a-dia dos profissionais de Marketing.

6 – E-Commerce B2B

Impulsionado pela rapidez do processo de Compra, facilidade em alcançar novos Clientes e baixos custos operacionais, espera-se que o Ecommerce B2B seja uma tendência durante os próximos anos.

Com o aparecimento de Marketplaces destinados a empresas B2B e com novas tecnologias que permitem melhorar a experiência do Cliente, iremos assistir a um crescimento deste novo canal de vendas.

Fique atento a esta tendência e ao que pode fazer pelo seu negócio B2B.

7 – Marketing Conversacional

Com o uso do Whatsapp, assim como os chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA, as empresas conseguem envolver e comunicar com os seus Clientes em tempo real.

Através destes mecanismos, é possível responder às questões e prestar um atendimento ao Cliente imediato durante toda a sua jornada de compra.

O Marketing Conversacional traz várias vantagens, nomeadamente na otimização de processos, na economia de tempo e no aceleramento do processo de Compra, o que consequentemente terá impactos positivos na conversão de Clientes, assim como na sua satisfação e fidelização.

8 – Storytelling: Marketing que não parece Marketing

Apesar deste conceito não ser novidade, tem a sua importância no Marketing e, num mercado cada vez mais saturado, é importante que as empresas saibam como contar as suas histórias e criar conexões com os seus Clientes.

Através do Storytelling é possível criar campanhas de Marketing que não parecem Marketing, ou seja, cujo objetivo principal não passe por apenas vender um produto/serviço, mas sim transmitir emoções, criar empatia e fortalecer a relação entre Empresa-Cliente.

Conte as suas histórias e as dos seus colaboradores e procure identificar-se com a sua persona através dos valores da sua empresa. Desta forma, conseguirá tornar um potencial Cliente em um Cliente com alto nível de satisfação e com maior probabilidade de recomendar os seus produtos/serviços.

9 – Agile Marketing

A Metodologia Agile foi originada na indústria das TI e tornou-se uma filosofia de trabalho aplicável também ao departamento de Marketing.

Com o foco em promover a satisfação do Cliente e a entrega contínua de produtos/serviços eficientes, o Agile Marketing é composto por 4 valores e 12 princípios e enfatiza a organização e o trabalho de equipa.

Acredita-se que as equipas organizadas são capazes de produzir melhores resultados, e que os colaboradores devem refletir como podem aperfeiçoar o seu trabalho constantemente.

Prevê-se assim que esta metodologia seja um conceito que irá dar muito que falar durante os próximos anos e que trará diversas vantagens para as empresas B2B.

Este ano de 2024 tem tudo para ser um ano cheio de oportunidades.

Fique atento ao que ainda está para vir!

Saiba mais sobre as Tendências de Marketing B2B no nosso Infrográfico!

Artigos relacionados

O que é o Marketing Integrado e porque é importante? Mais de 61% dos profissionais de Marketing acreditam que gerar leads qualificados é o …

7 dicas para derrubar barreiras no Marketing B2B O Marketing B2B existe no imaginário coletivo como um Marketing cheio de obstáculos. Acredita-se …

Bê-à-bá do Inbound Marketing: O que é, como investir e quais os benefícios Se quer aprender a atrair e fidelizar clientes, esta …

Agile Marketing: A chave para o sucesso no mundo digital No cenário atual, a “agilidade” é a palavra-chave essencial para estruturas e …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top