Endomarketing: O palavrão para o conceito de “vestir a camisola”
Por: Janine Oliveira – Customer Success Manager Martech Digital
Meio: Meios & Publicidade (julho 2022)
É cada vez mais difícil para as empresas conseguirem que os seus recursos “vistam a camisola”. A geração mais jovem tem um mindset diferente em relação a este conceito, os modelos de trabalho híbrido ou remoto podem dificultar a comunicação e o relacionamento mais próximo entre os managers e as equipas, e o próprio ritmo e competitividade do mercado fomentam uma dinâmica que impede os profissionais de estarem muito tempo num local, de criarem laços e de se identificarem com a cultura da empresa.
Mas as empresas reconhecem a importância do bem-estar no ambiente de trabalho, de terem colaboradores felizes, motivados e saudáveis, de valorizar a equipa, proporcionar experiências e tratá-la como família. Isto é praticamente o mínimo que todas as empresas deveriam fazer, nomeadamente agora que estão a disputar cada vez mais por profissionais qualificados e motivados.
Como é que se equilibram estas duas realidades?
Num curto espaço de tempo, muitos líderes tiveram de aprender a gerir os seus profissionais através de uma ligação à internet, e os desafios começaram a surgir. Como consigo envolvê-los? Como ultrapassar a “frieza” da falta de contacto presencial? Como evitar o turnover e a falta de motivação? Como promover a proximidade e a humanização quando estamos todos afastados?
É o palco perfeito (e o momento mais do que ideal) para reforçar um palavrão muito conhecido nas áreas de marketing e RH: o endomarketing. De uma forma simples, o endomarketing não é mais do que o velho conceito de “vestir a camisola”. Um conjunto de iniciativas que visa unir as equipas, criar o orgulho de pertencer e melhorar a imagem da organização junto dos colaboradores.
Muitas vezes as empresas estão tão focadas em conquistar novos clientes, e em fidelizar os clientes atuais, que se esquecem do conceito de “cliente interno”. O endomarketing é a varinha de condão que faz magia: otimiza a produtividade, promove uma cultura organizacional saudável e agradável, e contribuiu para uma melhor qualidade de trabalho e bem-estar.
Para que os colaboradores passem a “vestir a camisola” da empresa com afinco, há dicas simples, mas importantes, que conseguem bons resultados. O primeiro passo é identificar as principais necessidades e dificuldades da equipa. Depois, é preciso conversar com os colaboradores e perceber o que pensam da empresa – o que está mal, o que pode ser mudado ou reestruturado, e como a empresa pode ajudá-los diariamente. Com os pontos fracos e fortes em cima da mesa, então criam-se as iniciativas de endomarketing. O objetivo é simples: aproximar o colaborador da empresa.
A formação, partilha de experiências, trabalho colaborativo, encontros sociais ou recompensas são apenas alguns exemplos que podem fomentar esta aproximação, sempre com foco em melhorar a comunicação interna. O endomarketing é um caminho saudável para empresas que querem ter sempre uma equipa dedicada.
Os colaboradores devem ser tratados como Clientes Internos, porque são um dos ativos mais importantes que uma empresa tem. Quando conseguimos envolvê-los, com iniciativas direcionadas para eles, todos ficam a ganhar. Antes de pensarmos na imagem que queremos passar para o mundo lá fora, precisamos arrumar a nossa casa por dentro.
Dicas de leitura
Marketeer - 18 de setembro 2024
Forbes - 5 de Setembro 2024
Marketeer - 3 de junho 2024
Marketeer - 3 de junho 2024