Empresas B2B: Apostar na experiência do Cliente ou ficar para trás

Experiência do Cliente em Empresas B2B

Por: Ana Barros, CEO Martech Digital
Meio: Digitalks (19 de dezembro 2022)

Em 2023, tudo aponta para que a economia global desacelere. Com uma possível recessão à vista e uma exigência cada vez maior dos clientes, para o mercado B2B, não basta apenas oferecer preços competitivos. Tão importante como o preço ou a qualidade do produto/serviço, será a experiência o maior fator diferenciador para a captação e retenção de clientes.

À medida que os budgets apertam, as empresas necessitam de se concentrar nas relações com os atuais e os futuros clientes. Mas, se o futuro se revela difícil e as empresas não estão a entrar em “modo compra”, não será que o cliente que já existe torna-se (ainda) mais importante?

Não é novidade para ninguém de que a aceleração digital, resultante da pandemia, alterou a forma da compra e venda e, o mercado corporativo não é exceção! O ambiente macro está a alterar a velocidade e a forma com que se fecham negócios e, é cada vez mais difícil fazer uma previsão do pipeline.

Inconscientemente, os clientes B2B estão a exigir a personalização e conveniência que antes era associada apenas ao mercado B2C. Apesar dos processos de venda destes dois mercados serem diferentes, os clientes não podem ser considerados transitivos e deixados à própria sorte. As empresas necessitam de manter e nutrir relacionamentos a médio e longo prazo.

Para isto, é importante que as empresas saibam desenvolver os seus tech stacks e restruturar a forma como se relacionam. No mercado B2B, toda a jornada e experiência do cliente deve ser apoiada por processos, tecnologia de apoio a esses processos, análise de dados, pessoas e consequentemente, a concretização dos objetivos de negócio.

Os clientes esperam receber uma experiência eficiente e consistente, quando e onde quiserem, com interações intuitivas, personalizadas e disponíveis através de qualquer canal. Afinal, não é só no B2C que o cliente é omnichannel.

As decisões do mercado B2B necessitam de uma maior ponderação do que as do B2C porque, tipicamente, trata-se de vendas mais complexas e que envolvem vários interlocutores. O cliente B2B é normalmente mais consultivo e, cada vez mais, recorre autonomamente à pesquisa de informações no mercado.

O que quer dizer que o website ocupa um lugar de preponderância nessa pesquisa, pois acaba por ser a primeira porta de entrada e o cartão de visita da empresa.

Se o website não espelhar bem o posicionamento e o valor da empresa para o mercado, se não for intuitivo, claro e conciso na informação partilhada, é certo e sabido que naturalmente o cliente ficará com o “pé atrás” logo à partida. Um website de uma empresa B2B tem de validar a legitimidade do negócio

A experiência do cliente no website tem de ser fluida, com conteúdo relevante e que ajude à decisão de compra. Há que perceber a audiência e escrever para ela.

Através da utilização da cloud, inteligência artificial, machine learning, automação, chatbots, as empresas conseguem aceder mais rapidamente aos dados dos clientes, entender as suas necessidades, como resolvê-las e tornar a mensagem mais personalizável. Isto irá permitir fazer uma maior segmentação das personas. Quantos mais dados, mais fácil é personalizar a mensagem.

Outras tecnologias importantes para a medição de resultados são os sistemas CRM e a análise preditiva. Medir a satisfação dos clientes torna-se fundamental para conseguir melhorar o produto ou o serviço e, naturalmente, a experiência do cliente.

A tecnologia surge como um enabler do negócio e um integrador das várias áreas da empresa e por onde passa o cliente. Os líderes devem quebrar os silos organizacionais e alinhar departamentos como marketing, vendas e customer success. As empresas são B2B, mas as relações continuam a ser H2H (human to human).

É importante ouvir o cliente, mas também ser proativo. Procurar promover uma equipa customer-centric, que se foque numa estratégia omnichannel de comunicação, utilizando recursos como o telefone, e-mail e aplicações insta-messaging.

Ou seja, a tecnologia deve ser apoiada por um “trabalho no terreno”, sempre com o objetivo de promover o diálogo e a interação com o cliente. Ao investir em funções de apoio ao pós-venda, como customer success, há a intenção de adicionar valor com novas ideias e antecipar as dores e necessidades dos clientes.

No futuro que eu diria que é já o hoje, as empresas necessitam de colocar os seus clientes como prioridade, utilizar tecnologias que possam motivar esse comportamento e, restruturar e unificar departamentos. Mesmo se o cliente estiver satisfeito com o serviço, isso não se traduz em lealdade e garantia de negócio.

À velocidade que o mercado se encontra, amanhã aparecerá na certa um concorrente. Apenas uma boa experiência fará o cliente voltar. Trata-se de um ciclo infinito e de inovação constante do serviço a ser prestado ao cliente, cujo objetivo é compreender as suas necessidades para atingir o seu sucesso.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo