Marketing Conversacional e Tecnologia: A conversar é que a gente se entende

Marketing Conversacional

Por: Ana Barros, CEO Martech Digital
Meio: Marketeer (janeiro 2023)

O mês de Janeiro tem o seu “je ne sais quoi”, pois é dedicado a previsões futuras e tendências de mercado. E claro que o Marketing não passa ao lado disto. Fazendo uma reflexão do que tem acontecido nos últimos anos, facto é que a introdução de ferramentas martech vieram para facilitar a venda e melhorar o relacionamento com o cliente. Os marketeers não devem ignorar este vínculo com a tecnologia que veio para ficar.

A introdução de ferramentas como chatbots e a utilização do WhatsApp para fazer negócio já é uma realidade global. No outro lado do Atlântico, por exemplo, há muito que estas tecnologias já fazem parte das estratégias de marketing e vendas, tanto no mercado Business-to-Consumer (B2C) como Business-to-Business (B2B). 

Embora a nossa cultura seja mais low-profile e conservadora, comparativamente ao Brasil ou Estados Unidos, o cliente é global a partir do momento que usa o digital para aceder às marcas e às empresas.

No panorama actual e com a facilidade de interacção, as pessoas têm preferência por uma comunicação omnichannel e pelo acesso a soluções rápidas quando contactam as empresas.

Este é o comportamento do cliente dos dias de hoje que se refugia cada vez na tecnologia como meio para as suas compras. Adicionalmente, os profissionais de marketing sentem que, as mensagens direccionadas e personalizadas no timing certo, são a chave para o sucesso do fluxo de uma jornada de compra assertiva. Este conjunto de necessidades motivou o aparecimento do marketing conversacional.

O marketing conversacional conduz os clientes através da jornada de compra e com o apoio da tecnologia, cria uma experiência mais humana e personalizada. Através de inteligência artificial e automatização, recorrendo a ferramentas como os chatbots, chat em directo e aplicações de mensagens, o marketing conversacional permite entregar a mensagem de uma maneira escalável.

Para quem anda distraído, os chatbots geram conversas automáticas em tempo real e podem ser programados para automatizar o processo de recolha de dados, fornecer informações sobre produtos e serviços de forma imediata e qualificar os leads. Com uma linguagem cada vez mais natural, estas tecnologias recorrem a fluxos de comunicação automatizados que são despertados por certos gatilhos. 

Embora exista menos intervenção humana nos chatbots, há todo um trabalho de bastidores de análise e planeamento, para que seja definido o fluxo indicado para aquela persona e as necessidades.

Ou seja, as marcas mantêm uma dinâmica de conversa com quem as procura, em qualquer parte do mundo e em qualquer momento. E aqui o mercado B2B não é excepção. Pensemos no espaço que cada vez mais o WhatsApp, por exemplo, tem vindo a ocupar nos negócios de vendas complexas e o quanto se tem profissionalizado. Passou a ser mais um canal de comunicação e mais directo e próximo, comparativamente a um email.

Agora, porque é relevante tudo isto para as empresas? Esta é uma estratégia completamente customer-centric, que humaniza a experiência do cliente e nutre os relacionamentos. Para as equipas de marketing, o marketing conversacional aliado com tecnologia, tem sido uma ferramenta valiosa que aumenta o engagement, impulsiona o funil de vendas e permite a recomendação de outros produtos ou serviços – o que favorece o upsell e crossell.

Neste momento, umas das grandes novidades é a utilização de chatbots na aplicação WhatsApp. Atingir o cliente nos smartphones é imperativo e poderá trazer uma grande vantagem competitiva no mercado. Já não basta ter o site com as informações, há que incorporar uma variedade de pontos de contacto. Por exemplo, a simples introdução do ícone do WhatsApp no site das empresas, tem provado ser um grande ponto de conversão.

O que funciona particularmente bem no WhatsApp é a troca de mensagens rápidas. Uma das características do marketing conversacional: ocorre em tempo real. As empresas devem pensar em implementar este tipo de comunicação no seu dia-a-dia e em contacto com o cliente, começando pelo marketing, passando pelas vendas e até pós-venda. Só assim conseguirão acompanhar as exigências do mercado.

A verdade é que os chatbots são apenas uma parte do marketing conversacional. Neste momento, as mensagens directas são a forma mais comum de entrar em contato e alcançar os clientes, mas qualquer forma de comunicação omnichannel, como o telemóvel ou e-mail, pode fazer parte de uma estratégia de marketing conversacional.

Reforço ainda que o uso de pessoas “reais” do outro lado não deve ser negligenciado e uma comunicação próxima entre marcas e clientes veio para ficar e recomenda-se. A conexão entre humanos é essencial para estabelecer confiança e a longevidade dos relacionamentos.

Marketing conversacional é uma realidade no mundo dos negócios. A tendência é crescer cada vez mais, pois permite uma interacção mais personalizada e rápida com o cliente, além de ser uma forma eficiente de automatizar processos de atendimento e vendas.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo