Metaverso: será que o Marketing B2B está à altura do desafio?

Metaverso e o Marketing B2B

Por: Ana Barros, CEO Martech Digital
Meio: Marketeer (24 de maio 2023)

O metaverso fica mais vincado quando o Zuckerberg muda o nome do Facebook para Meta. O que reforçou ainda mais as marcas dedicadas ao Business-to-Consumer (B2C), começarem a adoptar a tecnologia numa lógica de experiência imersiva com os consumidores finais.

Acredito que para se manterem competitivas, as empresas devem colocar a sua bandeirinha nesta tecnologia. Mas será que os departamentos de marketing Business-to-Business (B2B) estão preparados para esta realidade? E porque deve o marketing B2B acompanhar esta (r)evolução?

A introdução do metaverso no mercado B2B pode ser um adeus à mesmice das negociações convencionais. Como sabemos, um dos grandes desafios deste nosso mercado são os prazos de vendas longos e que envolvem uma dúzia de departamentos e decisores e a atracção de talento

O metaverso tem potencial para ultrapassar os canais de marketing tradicionais e os marketers devem utilizá-lo para criar experiências imersivas que contrariem a típica jornada de compra.  Esta é a altura perfeita para gerar experiências que façam as nossas personas “ver, fazer, dizer e sentir”.

Sem dúvida que o metaverso tem potencial para dar valor ao conteúdo, de uma forma interactiva. Os departamentos podem optar por criar eventos, conferências, feiras virtuais, apresentação de produtos – as opções são ilimitadas e a imaginação é o limite. Sempre numa visão omnichannel.

Adicionalmente, o metaverso permite recolher dados, que são o tesouro de qualquer departamento de marketing. Para além de recolher dados quantitativos e qualitativos, também é possível registar a linguagem corporal e até dados biométricos. Assustador, mas extremamente útil para as empresas.

Com estas informações, os profissionais da marketing conseguem hiper personalizar conteúdos, de acordo com as suas necessidades. Abrem-se novos caminhos para um customer research mais aprimorado.

Até mesmo o atendimento ao cliente e os recursos humanos se podem transformar. Os chatbots muitas vezes impessoais e o suporte técnico burocrático, podem ser facilmente substituídos por um atendimento mais personalizado, exclusivo e flexível, auxiliando a retenção de clientes

Para o recrutamento, o metaverso tem o potencial de criar oportunidades de contratação virtual e de aquisição de talentos, e proporciona uma experiência imersiva para os candidatos mostrarem as suas competências e experiências.

Além disso, sendo o metaverso um espaço imersivo, os profissionais de marketing e vendas B2B podem usar a realidade virtual como um complemento à estratégia de internacionalização da empresa para a demonstração de produtos e serviços, assim como negociações comerciais mais próximas e personalizadas.

Exemplo da aplicabilidade desta tecnologia é a Conquest One, uma empresa tecnológica que não só criou uma sala de recrutamento de TI no metaverso, como também disponibilizou o espaço aos clientes.

É facto que no metaverso não existem limites físicos para as estratégias de marketing e até de recrutamento, e esta tecnologia é já uma realidade, está a acontecer. A questão é se todos os departamentos de marketing B2B estão preparados para este cenário

A minha resposta é “nim”, pois vai depender do perfil de cada empresa, da maturidade tecnológica e digital e o quão os seus  departamentos de marketing B2B estão preparados para o metaverso.

Costumo dizer que a empresa é a segunda casa do líder. Pois também ele é responsável por criar um ambiente estável, seguro e acolhedor para os seus colaboradores.

O desenvolvimento de novos modelos de negócios no metaverso e a subsequente criação de valor é um processo “on going” que deve ter uma abordagem com o pé bem assente no chão. É essencial para as empresas desenvolverem uma estratégia que se alinhe com os seus objectivos e considerar as necessidades e expectativas dos seus clientes e colaboradores. 

Colaborar com especialistas em tecnologia, procurar por parcerias estratégicas e alocar os recursos adequados são elementos essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficaz no metaverso e que proporcione a experiência nessa jornada.

Creio que, a médio prazo, o metaverso irá revolucionar o mundo dos negócios. Desde uma maior colaboração e oportunidades de networking, experiências de cliente mais imersivas, marketing inovador e redução de custos, esta tecnologia oferece mais vantagens do que desvantagens. E embora possa existir alguma incerteza associada à entrada no metaverso, os potenciais benefícios são demasiado positivos para serem ignorados e já há quem esteja a aplicar nas suas empresas.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo