"Revenue Operations” – A união faz a força e o departamento de vendas é que ganha

Rui Trindade escreve artigo para Dinheiro Vivo

Por: Rui Trindade, Business Development Manager Martech Digital
Meio: Dinheiro Vivo (novembro 2022)

A união faz a força, e o modelo de Revenue Operations tem consecutivamente demonstrado isso às empresas que já o implementaram. Associada ao mercado B2B, esta estratégia recorre à centralização dos departamentos de marketing, vendas e costumer success na tomada de decisões com um só propósito: crescimento da receita.

Este modelo está longe de ser uma trend, ou uma ideia com prazo curto de validade. Fora de Portugal, o RevOps é uma das maiores tendências do durante e pós-pandemia.

Este modelo surge como uma resposta às mudanças do mercado: à “morte” quase anunciada dos funis, ao perfil de cliente cada vez mais maduro, informado e exigente e à concorrência cada vez mais feroz. As empresas têm de manter uma experiência e jornada do cliente consistentes, de alta qualidade e hiperpersonalizadas.

O alinhamento de departamentos não é novidade. Foi sempre necessário manter uma boa comunicação e uma transferência clara de leads do Marketing para as Vendas.

Mas a ligação entre estas duas unidades terminava nesta passagem de potenciais clientes, erradamente.

A comunicação com o cliente não deve parar por aqui. O que acontece depois da venda tem tanta, ou mais importância, como o que acontece antes.

Esta mudança exigiu o alinhamento do funil de vendas a todos os departamentos responsáveis por gerar receita. A técnica RevOps defende que as empresas têm de conseguir acompanhar todo ciclo de vida, e é aqui que entra o departamento de Customer Success. Uma experiência positiva do ciclo de vida do cliente é crucial para a retenção e para o aumento da receita.

Este é um modelo com provas dadas, como ilustram as estatísticas do Boston Consulting Group que demonstram que a utilização do RevOps permitiu às empresas um aumento de entre 100% a 200% no ROI do marketing digital, um aumento de 10% a 20% na produtividade de vendas e um aumento de 10% na aceitação de leads.

Claro que a reestruturação organizacional por si só não faz milagres, é apenas uma parte da solução. No modelo RevOps, as decisões são apoiadas em dados para uma melhor colaboração. Os dados num só sítio, permitem a visibilidade da informação que as equipas necessitam para tomar as decisões certas.

As empresas têm de ter uma abordagem consistente na forma como comunicam com o cliente e lidam com os processos, para que todos sejam responsáveis pelos mesmos resultados.

Os gestores têm a responsabilidade de combater os silos organizacionais e alinhar incentivos. Não podem existir problemas de desconfiança, desconexão e incompatibilidade de dados entre departamentos. O modelo RevOps defende que tem de apenas existir um data set, uma tecnologia e um processo comum a todos, seguido por todos.

Uma única fonte de informação apoiada por todos leva a um crescimento mais consistente e previsível do pipeline, o que resulta numa melhor experiência do cliente e num ciclo de vendas mais rápido. Estes relatórios atualizados também permitem que todos se guiem pelos mesmos KPIS. Os KPIS mais utilizados são o churn do cliente, o índice de valor da vida útil do cliente, o custo de aquisição, tempo do ciclo de vendas, receita anual, entre outros.

O alinhamento dos departamentos irá permitir a padronização de relatórios, métricas e ferramentas. A implementação de tecnologia e sistemas de automação irá gerar perceções e entendimento da jornada do cliente. O objetivo comum tem de ser atingir os clientes certos, da maneira certa, no timing certo.

Não é descabido pensar que os objetivos dos departamentos deveriam ser sempre os mesmos. Porém, ainda existem muitas empresas onde os departamentos agem como rivais, sem pensar no “bem-comum”. Este modelo irá proporcionar uma comunicação e troca de informações mais eficiente, métricas partilhadas e uma otimização de resultados que permitem um melhor planeamento a longo prazo.

Estes processos internos são necessários para que os departamentos possam crescer num ambiente de responsabilidade e confiança. Por isso é que é tão importante a integração de todos nos processos. Do início até ao fim. 

O sucesso de uma empresa vem de dentro.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo