Video Marketing – o “pau de dois bicos”

Video Marketing: o "pau de dois bicos" do Marketing Digital

Por: Susana Esteves
Meio: Marketeer (setembro 2022)

Em 2021, o vídeo teve 92% de audiência a nível mundial. 82% do tráfego de internet este ano vem do vídeo. Entre o YouTube e outras plataformas de social media, a média de consumo de vídeo é de 84 minutos por dia.

As estatísticas são intermináveis e todas elas colocam o video marketing  no topo das principais tendências, e como o conteúdo mais eficaz em termos de comunicação. Mas se o sucesso dependesse só de números positivos, estávamos todos bem na vida.

Há muito que todos apregoam que o video marketing é a “next big thing”. Nestas coisas dos “pregões antes do tempo” às vezes caímos sem querer no esquema do Pedro e o Lobo, mas desta vez parece que é mesmo a sério. E podem pensar: certo, mas são vídeos de comédia, música, dança, gatinhos, cãezinhos e afins. Que fatia está reservada para as empresas?

Uma fatia maior do que pensamos. No mercado corporativo, mesmo o mais cinzentão B2B (business-to-business), os conteúdos em vídeo foram os mais bem sucedidos em termos de alcance/audiência, captação de leads, mensagem passada e até ROI. Os vídeos atraem 300% mais tráfego e ajudam a nutrir leads. Incluir um vídeo numa landing page pode aumentar a taxa de conversão em até 80%.

É fácil perceber porquê se virmos o vídeo “fora da caixa” como bastante mais do que um simples vídeo. Mas o mercado corporativo, principalmente o B2B, ainda está muito preso aos formatos tradicionais. Recebe com desconfiança e muita incerteza tudo o que seja menos “padrão” (aqui sinónimo de cinzento e aborrecido), mais criativo e inovador, e quando investe fá-lo a medo.

É fácil perceber porquê se virmos o vídeo “fora da caixa” como bastante mais do que um simples vídeo. Mas o mercado corporativo, principalmente o B2B, ainda está muito preso aos formatos tradicionais. Recebe com desconfiança e muita incerteza tudo o que seja menos “padrão” (aqui sinónimo de cinzento e aborrecido), mais criativo e inovador, e quando investe fá-lo a medo.

Mesmo no vídeo está preso ao formalismo e ao institucional. Porquê? Porque há uma diferença de “mentalidade” entre o que é o marketing B2C e B2B

Um vídeo criativo e divertido para B2C é aplaudido e viral. Um vídeo criativo e divertido no B2B é pouco profissional e mancha a credibilidade da empresa e dos seus profissionais. Porquê, se em ambos os casos, do outro lado, estão pessoas? Mais importante: as pessoas que consomem vídeos a qualquer hora – 90% dos consumidores vêem vídeos nos seus dispositivos móveis.

O vídeo caiu nas boas graças dos motores de pesquisa e surge em posição privilegiada. Um site tem 53 vezes mais hipóteses de chegar à pagina inicial do Google se incluir vídeo. É uma ferramenta rica para a geração de leads, e um conteúdo muito mais informativo, envolvente, que atrai, retém e fideliza mais facilmente as pessoas.

É também muito mais flexível – as pessoas podem ouvir, ver ou ler. Pode  também ser cortado, editado e reaproveitado para a criação de inúmeros outros conteúdos complementares. Um vídeo pode dar origem a conteúdos escritos de diferentes formatos, áudio, a vídeos mais pequenos, fotos, animações e a inúmeras outras opções. Ou seja, a partir de um simples vídeo podemos criar inúmeros outros.

Para além disto, pode ser potenciado em diferentes plataformas, de muito criativas – sites, redes sociais, e-mails, TV, plataformas áudio, redes corporativas, grupos de trabalho, apresentações corporativas, comerciais e campanhas. E por ser mais atrativo, aumenta o tempo médio que os visitantes passam numa página.

O mais recente estudo da Animoto mostra que 93% das empresas conseguiu um novo cliente devido a um vídeo publicado nas redes sociais e 80% admite que o vídeo tinha ajudado diretamente a aumentar as vendas

Se é assim tão bom, porque é que é um pau de dois bicos?

Os benefícios do video marketing são inquestionáveis, mas não basta querer. É preciso fazer, e bem feito.

Da mesma forma que, em pouco tempo, um bom vídeo pode colocar uma marca rapidamente da memória do seu target, um mau vídeo pode fazer estragos significativos.

Não é ciência de foguetões, os princípios de comunicação são os mesmos – mensagem, target, temática, timing, linguagem, criatividade, SEO, keywords e otimizações semelhantes. Mas no vídeo não existe apenas linguagem escrita: existe a verbal e não verbal. E o nosso espírito crítico está mais atento ao que vemos.

O investimento, é também, tipicamente mais elevado. E este não é um ponto negativo se o vídeo ficar na memória do seu público alvo e cumprir o objetivo para o qual foi criado. Mas se, pelo tal “medo”, for um vídeo igual a outros outros e cair rapidamente em esquecimento, então o investimento não deu os frutos que poderia ter dado.

Não investir por medo é perder o comboio da natural evolução do mundo digital. Ir atrás da tendência do video marketing às cegas é apanhar o comboio errado. Mas entrar neste conteúdo com uma estratégia bem definida é assegurar uma chegada mais rápida à linha da frente.

Os vídeos trabalham as perceções e emoções. São um trunfo poderosíssimo quando bem trabalhados, e no mercado B2B – difícil e extremamente competitivo – pode ser um forte aliado de quase todos os departamentos.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo