Jornada de Compra no B2B: A arte de fazer o Cliente morder o isco

Jornada de compra e do Cliente B2B

Por: Ana Barros, CEO Martech Digital
Meio: Digitalks (29 de maio 2023)

Nos dias de hoje os marketeers são verdadeiros “mágicos” que fazem o impensável acontecer. Apesar de não serem videntes, certo é que se fazem munir de uma estratégia que os auxilia a “auscultar” os movimentos das personas certas para o negócio até que se tornem efetivamente clientes. Não, não é nenhuma poção, chama-se jornada do cliente – e os seus touchpoints.

Imaginemos este cenário: Eu, empresária, estou à procura de uma solução de software para otimizar as minhas operações de logística. Dou início à minha jornada e ao pesquisar online pela minha necessidade de negócio, encontro uma empresa que me parece adequada.

Entro no website, que com uma grande facilidade de navegação e layout intuitivo, tem conteúdo que me elucida ainda mais sobre minhas dores de negócio, fornece as informações sobre os produtos e serviços que fazem sentido para o meu problema e tem testemunhos de clientes satisfeitos que tinham a mesma necessidade

“Mas de onde é que eu conheço esta empresa?” Penso eu. Ah! Já tinha visto uma notícia nos meios de comunicação de que estariam a contratar para cargos técnicos. Ou, algures nos meus scrolls no Linkedin.

Enquanto navego, clico num anúncio e sou redirecionada para uma página específica, onde encontro mais detalhes sobre o software e um call to action para solicitar uma demonstração.

Paralelamente, e como sou muito curiosa, sigo a empresa no LinkedIn e no Instagram, onde encontro conteúdo relevante sobre a indústria, atualizações sobre as soluções e conheço a equipa por detrás da marca. Nesse dia, dou por terminada a minha prospeção.

Numa manhã, enquanto estou no carro, oiço a entrevista do CEO da empresa em questão, a falar dos seus resultados e de como a sua solução já ajudou tantos negócios. Lembro-me ainda que tenho um amigo que conhece a empresa. Ligo-lhe e troco algumas impressões com ele.

Algumas semanas depois, recebo uma newsletter personalizada com artigos úteis sobre a solução, case studies de empresas que utilizaram o software e o convite para interagir com o departamento de vendas para esclarecer qualquer dúvida. Aceito, a reunião corre bem, recebo uma proposta personalizada, que inclui um período de teste gratuito para experimentar o software. Impressionada com o relacionamento e atendimento ao longo de todo o processo e com as funcionalidades do software, fecho o negócio.

Mais tarde, satisfeita com a minha experiência e com o serviço de customer success pós-venda, recomendo a empresa a outros pares da minha rede de contactos. Participo também num webinar promovido pela empresa, onde partilho a minha história de sucesso e como a solução transformou as minhas operações.

Parece simples, mas não é. Por detrás de tudo isto estão equipas de marketing e vendas a alinhar objetivos e a estruturar processos. Esta história (de uma forma bem resumida) é comum a muitas empresas e demonstra a importância de uma estratégia bem fundamentada na jornada do cliente com identificação de todos os seus touchpoints e tendo em consideração uma abordagem omnichannel.

Desde a descoberta inicial através da pesquisa online, até à interação nas redes sociais, e-mails personalizados, telefonemas, rádio ou webinars – todos os touchpoints digitais e físicos, foram cuidadosamente planeados para atender as minhas necessidades e oferecer uma experiência de qualidade em todas as fases. E o que foi comum sempre? Conteúdo! Conteúdo em diferentes formatos e para diferentes canais de comunicação.

É certo: As empresas que entendem a importância de mapear a jornada do cliente business-to-bussiness (B2B) têm uma vantagem competitiva. Neste mercado, caracterizado por ciclos de vendas longos, vários interlocutores e tickets-médios elevados, a venda torna-se altamente consultiva, para que a decisão tomada seja a mais acertada. Para saber onde e como aliciar o cliente nesta jornada, os departamentos de marketing e vendas recorrem aos touchpoints, o “isco” para o cliente.

Qualquer profissional de marketing sabe que a jornada do cliente é uma verdadeira odisseia com vários passos: aprendizagem, descoberta, reconhecimento do problema, soluções a serem consideradas, decisões de compra e o destino final: retenção e fidelização. Se entendermos o cliente, as informações que precisa para resolver um problema e as possíveis soluções, conseguimos prever o comportamento do funil de vendas.

Há que ter em conta os touchpoints digitais e físicos e apostar numa estratégia Blended Marketing. Ao mesmo tempo que se aplica uma técnica de SEO no blog, adicionar uma estratégia de assessoria de imprensa, enquanto construímos uma Landing Page, fazemos um cold canvas – A junção destes dois mundos é essencial para oferecer uma jornada consistente e coesa. 

Ao contrário do que muitos pensam, “traditional media is not dead”, está de boa saúde e deve ser usada em conjunto com o digital. Tudo se resume a conhecer as nossas personas, entender as suas necessidades e como devemos alcançá-las.

Esta integração, proporciona uma experiência única e memorável para o cliente, ampliando a abrangência e o impacto das nossas campanhas de marketing e vendas. É um processo, complexo, mas fundamental para qualquer empresa que se queira destacar no mercado.

Nesta incrível jornada do cliente B2B, o segredo está em conhecer o caminho a ser percorrido, tanto físico, como digital e o conteúdo certo a abordar para cada fase. Ao compreender a importância de mapear esta jornada e integrar os dois mundos, tornamo-nos verdadeiros contadores de histórias, capazes de encantar e fazê-los “morder o isco”.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo