“Quem investe mais em tempo de crise sai beneficiado”

Quem investe mais em tempo de crise sai beneficiado

Por: Ana Barros, CEO Martech Digital
Meio: Grande Consumo (5 de dezembro 2022)

No passado dia 29 de novembro, decorreu o evento de marketing da GS1 Portugal, sobre “Marketing e Comunicação: uma ferramenta para enfrentar a crise”, em que se analisou de que forma as marcas devem proceder em tempos de crise no que se refere a comunicação com os seus clientes e consumidores.

Este evento começou com a intervenção de Rui Ribeiro, Business Development Lead na MindShare, que enquadrou o tema enfatizando que “o marketing e a comunicação acrescentam valor aos produtos” e que “quem investe mais sai beneficiado em tempo de crise”.

O criativo refletiu sobre o “estado da arte” nesta área, explicando que o século XXI trouxe às empresas um conjunto de desafios pelos quais não se esperava: redes sociais maiores que países, uma pandemia que mudou os hábitos de consumo, uma crise que obriga as empresas a acelerar e todo o tipo de novas plataformas que alteram a forma como são feitos os negócios.

Rui Ribeiro deixa, por isso, o alerta: “é necessário mudar o ‘mindset’ das organizações: é preciso ter valores, criar valor e ter um ecossistema de ativos de marketing. Ainda há muitas empresas com ‘mindset’ muito familiar e dependentes do fundador”, rematou.

Online vs. offline 

Esta nota de enquadramento foi complementada por exemplos da estratégia de marketing e comunicação da GS1 Portugal, apresentados por Flávia Amaral, gestora de marketing da organização anfitriã.

Após a sessão de enquadramento, seguiu-se o debate sobre “O Digital: uma oportunidade até para quem trabalha offline”, com os contributos de Paulo Rossas, Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School, Guida Marques Pinto, Digital Innovation Director no Público, e Ana Barros, fundadora e CEO da Martech Digital.

Desta discussão resultou uma ideia muito clara: investir no digital não só é benéfico, como é crucial. Ana Barros reforçou que “há um antes de 2020 e um depois de 2020”, explicando que “se antes eram as grandes empresas que investiam em marketing, não estando ao alcance das empresas mais pequenas, com o digital, o marketing passou a ser transversal e a estar acessível a todos”.

A CEO da Martech Digital reforçou ainda que o digital complementa e não substitui o analógico, uma vez que o “offline e online vão sempre cruzar-se, porque a jornada do cliente passa por ambos”. Ana Barros apontou, por fim, que a tecnologia é a força motriz e um dos aspetos mais importantes da transformação digital.

Recordou, ainda, o crescimento muito significativo de alguns negócios durante a pandemia, mesmo não dispondo de lojas físicas, com recurso exclusivo ao comércio digital, fosse em marketplaces, fosse com abordagens mais informais, em contas próprias criadas nas redes sociais, permitindo a comunicação com o consumidor no registo de proximidade possível.

No rescaldo da pandemia, os CEO reconheceram com novas perspetivas e argumentos a importância do marketing e, como destacou Ana Barros, atualmente, o marketing é uma ferramenta de apoio à gestão, a que os CEO recorrem como fonte de informação e ferramenta de contacto com os públicos das marcas.

Guida Marques Pinto começou por explicar que a aceleração da transição digital do jornal ocorreu ainda no pré-pandemia e, por isso, foi possível ganhar quota de mercado. “A vantagem do digital é termos dados para perceber se resulta ou se resultou, mas é necessário haver uma rápida adaptação”, afirmou.

O mundo digital permite, segundo Guida Marques Pinto, acelerar esta transformação, mas também que “temos de pensar sempre na estratégia a longo prazo e fazer o necessário para lá chegar”. Por fim, a especialista destacou que “só offline ou só online não é a resposta” e que “o retorno é maior se houver uma estratégia multicanal”.

Redes sociais

Com o foco na importância da profissionalização do social media, Paulo Rossas explicou que as redes sociais servem para ampliar aquilo que já existe, e que, por isso, “é necessário investir, o orgânico não basta, a ‘borla’ já acabou”. 

Acrescentou que “temos de olhar para as redes sociais e perceber que não basta seguir tendências, é necessário profissionalizar o trabalho que fazemos lá”. Apesar de não existir uma fórmula mágica para perceber o que vai resultar ou não, o paid media vai continuar a ser importante.

O evento foi encerrado por Beatriz Águas, Chief Corporate Affairs Officer na GS1 Portugal, que anunciou, para o próximo dia 25 de janeiro, um novo evento dedicado à sustentabilidade.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo