A opinião de... Janine Oliveira
Por: Janine Oliveira, Customer Success manager Martech Digital
Meio: Briefing (3 de agosto 2023)
A Customer Success Manager da Martech Digital explica o que é o Unbound Marketing e qual a sua importância para o mercado.
Imagine uma metodologia focada apenas no ambiente digital e onde não é necessário gastar muito para conseguir comunicar com futuros clientes. Está na hora de romper a barreira entre o Inbound e Outbound Marketing: chegou o Unbound Marketing, a estratégia onde os nossos clientes são os nossos maiores promotores.
A transformação digital é a verdadeira responsável pela mudança na forma como trabalhamos nos últimos anos e a mãe do Unbound Marketing. Temos de ter em conta esta nova jornada do cliente, on-life, que integra o online e o offline.
Estamos na era do mobile first, a vida das pessoas gira à volta do seu smartphone e se as marcas não estiverem constantemente “dentro” deste aparelho, as coisas não estão a ser bem feitas. Adicionalmente, somos always on, estamos conectados à internet diariamente e acabamos por descobrir muitas empresas e produtos através dos feeds das redes sociais.
Permitam-me a metáfora, mas o Unbound Marketing é como uma receita que une vários ingredientes. E quais são estes ingredientes? Implementar várias estratégias de marketing e tirar o melhor que cada uma tem.
Rafael Kiso, fundador e CMO da agência brasileira mLabs, criou um framework que combina vários recursos de marketing, como o Outbound e Inbound Marketing, Marketing de Influência, Referência, Conteúdo, Experiência e Social Media, para impulsionar a marca de qualquer empresa no ambiente digital.
O Unbound divide os conteúdos em 3 fases, conhecidos como os 3Hs. A primeira fase é o Help, que tem como objetivo ajudar a persona com informações úteis e relevantes para atrair e relacionar. A segunda fase é o Hub, com objetivo de impactar a Persona com ads pagos, o que irá ajudar à conversão daqueles que já estiveram contacto com a empresa. E, por fim, a fase Hero, que é ainda mais específica e focada no cliente. O objetivo aqui é criar conteúdo que incentive o nosso cliente a tornar-se promotor da marca.
Em resumo, a estratégia do Unbound Marketing pode percorrer as cinco etapas desejadas: Awareness, Descoberta, Decisão, Conversão e por último, e não menos importante, a experiência partilhada.
O grande twist deste framework é que, depois da conversão, o próprio cliente passa a ser o grande promotor da empresa. As experiências com a empresa, começam a ser partilhadas em reviews e comentários e acabam por criar uma sequência de feedbacks que se espalha pelas redes sociais.
Ao longo do tempo, o investimento por parte da empresa passa a ter menos peso, pois desenvolve-se um ciclo orgânico de promotores. Cliente e consumidores comuns ou mesmo influencers, podem partilhar a sua experiência com a empresa/produto, criar conteúdo em conjunto e auxiliar na descoberta.
É através desta descoberta que passamos a ter interesse no serviço e a proceder à procura de mais informações. A típica jornada do marketing, com uma mãozinha das redes sociais.
O Unbound Marketing foca-se em trabalhar a experiência própria e partilhada que reflete na autoridade da marca. Isto faz com que o cliente queira dividir a sua experiência com a sua rede, o que automaticamente aumenta o nosso awareness e até a fidelização de clientes. No fundo, aumenta-se a presença no digital sem perder a força no offline.
Qualquer marketeer reconhece a importância da influência social, seja no mercado B2C ou B2B. Quando os conteúdos são impactantes, acabam por estimular uma comunidade de brand builders – e isto tudo, é Unbound Marketing.
Dicas de leitura
Digitalks - 27 de março 2024
Link to Leaders- 05 julho, 2022
MIT Technology Review Portugal - 18 junho, 2021