Redes sociais B2B: Guia passo-a-passo para o sucesso

Redes sociais B2B

As redes sociais vieram aproximar pessoas, eliminar barreiras físicas e colocar toda a informação à distância de um clique.

Para além de ser um meio que veio facilitar a vida aos utilizadores, trouxe também inúmeras oportunidades às empresas para captarem a sua atenção.

Não é surpresa que este canal de comunicação seja cada vez mais importante e utilizado. Segundo a Lisbon Digital School, 80% dos utilizadores dizem que procuram informação sobre as marcas nas redes sociais. Por isso, se as empresas não estão presentes no mundo digital, não existem.

Quer saber como marcar presença e captar a atenção do seu público? Chegou ao sítio certo!

Hoje trazemos as soluções ideias para impulsionar o seu negócio.

5 passos para triunfar nas redes sociais

O passo-a-passo para o sucesso nas redes sociais:

1- Arrisque e desafie o status quo

Nas redes sociais, a sua concorrência é muito maior. Não está a competir em pequena escala, mas sim com todas as empresas espalhadas pelo mundo.

Para além disto, os próprios utilizadores estão constantemente a ser bombardeados com informação e, por isso, estão mais propícios a ignorar um conteúdo que seja igual a todos os outros.

Para evitar que o seu conteúdo seja apenas “mais um”, arrisque, inove e crie conteúdos diferenciados. Partilhe os bastidores, a sua equipa, vídeos, memes e GIFs que retratem de uma forma divertida o dia-a-dia do seu negócio ou indústria.

Por exemplo, a página The Marketing Millenials partilha diariamente conteúdos divertidos sobre o dia-a-dia dos profissionais de Marketing. Veja e inspire-se para a sua criação de conteúdos!

2- Storytelling: a arte de contar histórias

Quem não gosta de uma boa história, com um bom enredo e boas personagens que prendem a nossa atenção do início ao fim?

Esta ferramenta pode trazer-lhe diversas vantagens, não só na captação da atenção de Clientes, como na própria fidelização e na criação de vantagem competitiva.

Crie histórias impactantes que vão ao encontro das necessidades e dores dos seus Clientes.

3- Interaja com os seus seguidores

Para além de atrair visitantes às suas redes sociais, é também importante que os mantenha como fiéis seguidores. E umas das mais importantes estratégias é a interação – é através dela que vai conseguir criar uma relação com os seus seguidores e torná-los seus Clientes.

Existem diversas formas de aumentar a interação com os seus seguidores:

  • Criar publicações que estimulem comentários (como por exemplo, pedidos de opinião)
  • Responder a comentários e mensagens
  • Repartilhar stories em que os seus seguidores o identifiquem
  • Criar sondagens e caixas de perguntas nas suas stories

4- Colaborações: uma arma poderosa nas redes sociais B2B

Tire melhor partido das redes sociais através de colaborações e parcerias estratégicas com outros profissionais, empresas e mesmo influenciadores relevantes da sua área de negócio.

Estas parcerias estratégicas permitem aumentar o alcance da sua marca, aumentar a sua taxa de engagement e criar conexões com profissionais e empresas relevantes da sua indústria. Desta forma, alcança novos públicos, conhece novas perspetivas e cria sinergias que poderão ser úteis para o futuro do seu negócio.

 

5- Acompanhe as tendências de Marketing Digital

Acompanhar as tendências de Marketing Digital e de redes sociais B2B permite-lhe otimizar as suas estratégias, não ficar atrás da sua concorrência e aproveitar todas as oportunidades de negócio.

Atualmente, prevê-se um crescimento exponencial de tendências como:

  • Criação de vídeos curtos
  • Inteligência artificial e automatização
  • Utilização do LinkedIn como plataforma de comunicação e atração de Leads

Comece já hoje a seguir estes passos e não se esqueça de adaptar estas dicas à realidade da sua empresa e às necessidades dos seus Clientes.

Quer saber como criar uma presença digital forte e constante nas Redes Sociais B2B?

Contacte-nos e saiba como podemos levar a sua estratégia de Marketing Digital ao próximo nível!

Dicas de leitura

Como criar um Plano de Marketing de Conteúdo em 5 passos O Content Marketing (ou Marketing de Conteúdo) é uma estratégia de …

O Futuro do Marketing Digital B2B: 5 tendências imperdíveis Atualmente, vivemos uma verdadeira transformação digital: novas ferramentas e tecnologias aparecem cada vez …

O que é o Marketing Integrado e porque é importante? Mais de 61% dos profissionais de Marketing acreditam que gerar leads qualificados é o …

O que tem a ganhar com um parceiro de Assessoria de Imprensa? A notoriedade, credibilidade e reputação da sua empresa no mercado …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top