Employer Branding: Já está a utilizar as redes sociais para captar e reter talento?

3 employers a olhar para a câmara

Employer Branding: Captar e reter talento atualmente é um dos maiores desafios do mercado. As empresas devem utilizar ferramentas que lhes permitam combater a crescente oferta em relação à procura, mas também conseguir reter os colaboradores que já conquistaram.

As redes sociais são um recurso eficaz pelas vantagens que oferecem: fáceis de utilizar, maior visibilidade, permitem segmentação, custo reduzido, atração de candidatos ativos e passivos, entre outros.  No entanto, entre centenas de anúncios submetidos nas redes sociais diariamente, como vai conseguir destacar a sua empresa? Está na hora de começar a desenvolver uma forte estratégia de Employer Branding.

O que é o Employer Branding?

O Employer Branding é uma estratégia utilizada para criar uma perceção positiva do mercado sobre uma marca empregadora. Esta reputação é crucial para o sucesso e crescimento do negócio e molda a impressão da indústria, dos seus clientes, de candidatos, de colaboradores e de outras partes interessadas.

Segundo o Employer Brand Statistics do LinkedIn, 75% dos candidatos pesquisam sobre a reputação e a marca de uma empresa antes de se candidatarem.
Se conseguir distinguir-se da sua concorrência e definir uma boa cultura de empresa, mais facilmente vai atrair os talentos certos e manter os seus colaboradores satisfeitos.

As redes sociais para comunicar o Employer Branding

Ter uma estratégia de Employer Branding forte é uma vantagem para qualquer empresa, mas há que saber comunicá-la.

As redes sociais são um local onde o seu público-alvo já passa maior parte do tempo. Siga as nossas dicas e aproveite estas plataformas para gerar buzz positivo para a sua marca.

Crie uma forte presença nas redes sociais

Foque-se em criar publicações envolventes com ótimos visuais, que também eduquem quem o segue. Invista em notícias e tendências sobre a indústria e dê a conhecer como a sua empresa atua e se posiciona.

Isto irá fazer com que se estabeleça como uma autoridade no seu setor.
Encher as suas redes sociais com conteúdo relevante e de alta qualidade, leva a um maior tráfego orgânico, o que pode atrair novos candidatos.

Este género de conteúdo também capta candidatos passivos que querem atualizar-se sobre certos tópicos, mas que não estão ativamente à procura, acabando por ficar com a sua empresa como referência.

A segmentação é importante. Ajuste o conteúdo ao target que quer atrair, isto irá permitir que os candidatos sejam especificamente direcionados, o que irá atender a sua procura.

Lembre-se que o conteúdo também deve ser ajustado para cada plataforma. Por exemplo, o LinkedIn segue uma linha mais institucional, enquanto no Instagram pode optar por um tom mais descontraído.

Promova a cultura da empresa

Com a transformação no mercado resultante da pandemia, surgiram novas preferências e aspirações profissionais. Estamos num período onde os profissionais preferem estar em empresas que vão ao encontro dos seus valores, felicidade, bem-estar, ou até de identificação com causas. É essencial transmitir a cultura da sua empresa.

Promova um ambiente em que os candidatos queiram estar. Publique sobre situações do dia-a-dia ou ações de team-building onde mostre a sua equipa e o seu local de trabalho. Se um candidato se imaginar entre os seus colaboradores, ficará mais entusiasmado com a candidatura.

Para além de criar um sentimento de identificação num possível candidato, dá também visibilidade aos seus colaboradores.

Crie publicações que transmitam as vantagens e benefícios de trabalhar na sua empresa. Pode incluir conteúdo que demonstre como aposta num ambiente de trabalho informal e cooperador, num horário híbrido e flexível, que disponibiliza equipamentos de última tecnologia, entre outros.

Transforme colaboradores em advocates da empresa

Não se esqueça que colaboradores felizes são o seu maior aliado. É igualmente importante ter uma estratégia de redes sociais focada na sua retenção.
Descubra quem são, quais os seus interesses, porque gostam de trabalhar na empresa e explore essa dinâmica.

Reconhecer as conquistas dos seus colaboradores e divulgá-las nas redes sociais, faz com que a sua equipa se sinta vista e valorizada.

No entanto, não utilize a mesma fórmula para todos. Personalize e individualize as suas publicações, festejando datas importantes como o aniversário de cada colaborador, anos de empresa ou até datas comemorativas como o Dia da Mãe.

Segundo o mesmo relatório do LinkedIn, os candidatos confiam 3 vezes mais na opinião dos colaboradores da empresa, do que na da própria empresa.
É importante incentivá-los a partilhar o conteúdo nas suas próprias redes sociais e a adicionar os seus próprios insights. Se os colaboradores publicam opiniões imparciais sobre como é trabalhar para a empresa, isso é tratado com maior credibilidade.

Para além do seu conteúdo alcançar uma maior audiência, demonstra aos outros que os seus colaboradores se importam.

Ofereça formação e materiais nas redes sociais

A oferta de formação e materiais são uma ótima maneira de atrair clientes, mas também candidatos. Este tipo de conteúdos cria uma posição de autoridade e referência para a sua empresa no mercado.

Viva o Employer Branding!

Recrutar é cada vez mais complicado para as empresas e sai caro ser um empregador desconhecido.
Quando implementado corretamente, o Employer Branding consegue criar uma presença envolvente nas redes sociais, aumenta a notoriedade e credibilidade da sua marca e promove a cultura da empresa atraindo novos candidatos.  

Da mesma forma, aumenta o envolvimento dos colaboradores, melhora o ambiente do local de trabalho, e o mais importante, consegue reter os tão cobiçados colaboradores.

Comece já a implementar uma estratégia de Employer Branding nas redes sociais da sua empresa!

Dicas de leitura

Podcasts no B2B: Transformar o negócio com o poder da conversa No mundo complexo do business-to-business, as estratégias avançadas e as transações …

Como transformar dados em estratégias eficazes: Data Science para o Marketing B2B A revolução digital trouxe consigo uma explosão de dados e, …

Social Media: Em que redes sociais deve investir? [Infográfico] Nómadas digitais, influencers, vloggers, Tiktokers, you name it. O ano de 2022 está …

Descubra os melhores insights sobre gestão de liderança nas empresas B2B Desengane-se quem pensa que o sucesso de uma empresa depende, unicamente, …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top