Mais do que B2B ou B2C, falemos de H2H

Por: Executiva
Meio: Executiva (4 de outubro 2021)

Não é um jogo de letras: precisamos mesmo de falar de humanos para humanos, defende Ana Barros, CEO da Martech Digital, empresa de marketing B2B e comunicação que lançou recentemente em Portugal.

Com 17 anos de experiência no mercado das Tecnologias de Informação, Ana Barros ajuda as empresas de TI a posicionarem a sua marca no mercado, através de estratégias de Inbound e Outbound Marketing. A fundadora da OUTMarketing Portugal e Brasil- Marketing para empresas de Tecnologia de Informação, que detém em São Paulo, no Brasil, é CEO da Martech Digital, empresa de marketing B2B e comunicação que lançou recentemente em Portugal.

Fundada com uma equipa exclusivamente composta por mulheres, vai trabalhar uma área “tipicamente” masculina – as tecnologias da informação no mercado B2B.

“Seguramente que não serei a única a receber emails no masculino. Sou sempre “bem vindo” e perguntam-me se “estou pronto” par a revolução da XPTO. Uma vez por outra, também fui “caro Ana” ou “estimado Ana”. Mais: não serei a única que recebeu estes emails em contexto de trabalho. Este “masculino universal” é só mais um sintoma de um problema de comunicação no B2B (Business to Business).

No B2C (Business to Consumer) há muito que as marcas fazem um grande esforço de personalização, mas no B2B a comunicação continua a ser impessoal e pouco direcionada. Persiste a ideia de que o Marketing B2B tem de ser formal e apelar apenas a argumentos racionais. Ao contrário do Marketing B2C, focado no consumidor final, o B2B não tem direito a ser original nem a pensar fora da caixa. “Negócio é negócio”, como se costuma dizer, e toda a comunicação gira à volta desse pressuposto.

No entanto, há um problema nesta lógica: do outro lado do computador não há uma máquina nem um robot. A decisão é tomada por uma pessoa, um consumidor que também ´e influenciado por sentimentos de gratidão ou segurança, por exemplo. No limite, todas as compras – mesmo as B2B – são motivadas por um determinado sentimento. Por exemplo, se a experiência do utilizador com um determinado software não é boa, isso gera uma “frustração”.

A “frustração” é o sentimento que despoleta a procura de uma alternativa e que influencia o seu estado de espírito ao escolher um novo fornecedor. Por detrás de uma compra, há sempre um fator humano, seja uma exigência do consumidor, uma preocupação, uma recomendação ou boa referência, uma frustração ou até uma questão ética.

Aliás, as estatísticas comprovam que as compras B2B são mais do que números e contratos. A experiência de compra e a fluidez do diálogo também contam – e muito. Um relatório da Walker Info chegou à conclusão que a experiência de compra era o principal diferenciador em B2B. Segundo a Accenture, cerca de 73% dos compradores B2B têm a expectativa de compra personalizada e omnichannel. Mais: um estudo da PWC concluiu que 86% dos compradores B2B estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compra.

Precisamos de colocar o foco no Cliente, e vez de nos focarmos apenas no produto ou serviço que estamos a tentar vender. Esta regra é válida tanto em B2B como em B2C, sem distinção. Então, mais que B2B ou B2C, falemos de Human to Human (H2H). Toda a comunicação é feita de pessoas para pessoas. 

Por isso, não temos nada a ganhar com uma comunicação assética. Pelo contrário, a nossa comunicação e a mensagem das nossas campanhas dever responder a essas necessidades e preocupações. Por outras palavras, precisamos de colocar o foco no cliente, em vez de nos focarmos apenas no produto ou seviço que estamos a tentar vender.

Mas como é que podemos construir uma comunicação empresarial focada em pessoas? Colocando o foco no cliente. A comunicação precisa de ser empática. Antes de apresentar o seu produto, demonstre que entende a “dor” ou o desafio pelo qual a outra pessoa está a passar. Só depois deve reforçar as características do seu produto ou serviço que aliviam esses problemas. Também deve ser aspiracional: demonstre que os valores da sua empresa estão alinhados com os do consumidor.

Além de recalibrar a comunicação neste sentido, a personalização de Marketing também é essencial neste processo. Não falo só de personalizar os emails que enviamos com nomes e com linguagem inclusiva, mas também enviar informação pertinente. Graças à recolha de dados e à automação de Marketing, conseguimos construir diferentes fluxos de emails.

Portanto, cada email, cada newsletter ou sugestão de download pode (e deve) ser relevante par aa pessoa com quem estamos a comunicar. Entre a melhoria na comunicação e este aspeto mais técnico, proporcionamos uma experiência otimizada a cada pessoa que entra em contacto connosco.

Num mercado B2B, em que as vendas além de terem um ciclo longo são também mais complexas, uma vez que do outro lado há vários interlocutores, é essencial ter uma estratégia de comunicação personalizada para fomentar a proximidade e a confiança.

No B2C procuramos boas referências, valorizamos a experiência de utilização e compramos o que responde aos nossos gostos ou necessidades, estamos atentos a campanhas publicitárias úteis e relevantes e gostamos de investir em produtos e serviços fiáveis. Quem diz que no B2B não privilegiamos exatamente o mesmo? O trunfo nem sempre está no produto, mas sim na oferta criada – a combinação perfeita entre o que o cliente necessita para o ser negócio e o que a empresa tem para vender.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa de serviços de bem-estar corporativo e apoio hospitalar para adultos.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Começámos pelo mapeamento de personas e definição do tom de voz, e desenhámos a jornada de compra do cliente com base em clusters de maturidade, para os quais identificámos canais e touchpoints estratégicos. Trabalhámos o Tom de Voz da marca e desenvolvemos a narrativa central de conteúdo, que aplicámos no copywriting do novo website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website optimizadas para SEO e captação de leads qualificadas. Criação e revisão de ~ 30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo