Como inovar a comunicação entre empresas através do Storytelling?

Inovar através de storytelling

O ser humano já conta histórias há mais de 50 mil anos, quer seja para cativar, despertar emoções ou criar ligações. É inegável que a arte de contar boas histórias tem muito que se lhe diga, tanto no contexto pessoal como profissional.

Devido ao poder que as histórias têm em cada um de nós, o Storytelling é cada mais utilizado como hélice para potenciar a identidade e notoriedade das empresas. Saiba como uma história impactante pode ajudá-lo a criar uma relação de proximidade com um potencial cliente e tornar todo o processo de negociação mais simples.

Era uma vez uma ferramenta muito, muito poderosa que…

Muito mais do que o ato de contar histórias, o Storytelling explora o poder que uma narrativa, bem construída e cativante, pode ter no envolvimento do público.

Se entrar em contacto com prospects ou atuais clientes, como é que apresenta os seus produtos/serviços? Não vai, simplesmente, descrevê-los e apontar os benefícios. Tem de criar uma narrativa com a qual o cliente se possa identificar e estabelecer um contacto mais personalizado, distinto da concorrência.

É por isso que as empresas que utilizam o Storytelling, como estratégia de conteúdo, conseguem diferenciar-se e criar um bom posicionamento no mercado – a construção de confiança só é possível quando estamos perante empresas humanas e autênticas.

…bem aplicada traz muitas vantagens no mercado B2B

Utilizar o Storytelling, nas vendas B2B, não só fortalece relações como pode resultar em boas negociações e, por sua vez, grandes conquistas para a empresa.

Fidelização de Clientes

A melhor forma de captar a atenção do público é a partir de histórias que exploram as suas necessidades e dores, de forma mais complexa e personalizada. Neste sentido, quanto mais tempo o público ficar a pensar em determinado produto/serviço, maior será a probabilidade de se tornar Cliente. Uma ótima forma de ver resultados mais rápidos é, por exemplo, se aplicar o Storytelling na Omincanalidade.

Desperta emoções positivas

Se uma história for cativante, com certeza que despertará emoções positivas e fará com que as empresas tomem uma ação, neste caso em específico, a de comprar um produto/serviço.

Muitas vezes, no mercado B2B, desconsidera-se o valor emocional porque associam a comunicação a algo mais lógico e racional. No entanto, o estudo do CEB Marketing, em parceria com a Google e a Motista, veio provar, exatamente, o contrário. Segundo os dados apresentados, as empresas B2B criam mais ligações emocionais do que as B2C. Curioso, não acha?

Cria vantagem competitiva

Uma boa narrativa pode abrir portas para que uma empresa consiga destacar-se da concorrência. Como? Ao comunicar ideias de uma maneira mais original, diferenciada e incomum, a probabilidade de fidelização aumenta. Isto verifica-se uma vez que os Clientes procuram marcas genuínas, criativas e, acima de tudo, humanas.


(Leia o nosso artigo sobre Personal Branding se quer aprender a criar uma marca de pessoas para pessoas). 

Descubra técnicas básicas para aplicar a estratégia de Storytelling nas suas vendas

  1. A história tem de ter um início, meio e fim

  2. Tem de ser curta, apelativa e inspiradora

  3. Deve dar resposta às necessidades e dores do público

  4. Recorra a entrevistas, estudos de casos, estatísticas e factos

  5. Adicione imagens ou vídeo ao conteúdo

  6. Deixe uma reflexão no final da história

Os meios tradicionais, como os jornais, revistas, rádio e TV, continuam a ser referência para o público, enquanto fontes de influência e de informação para a criação de uma estratégia de autoridade e de notoriedade.

O grande segredo está em dar resposta aos desafios do público e torná-lo a personagem principal da história. O discurso tem de ser personalizado e adaptado ao setor de atuação, daí requerer habilidades específicas. Assim, poderemos criar uma história incrível e, ao mesmo tempo, impactante nas vendas B2B.

Dicas de leitura

Estratégia digital B2B: Porquê investir em Marketing de Conteúdos? Quando ouve falar de Marketing de Conteúdo, custa-lhe a imaginar como é que …

Employer Branding: Já está a utilizar as redes sociais para captar e reter talento? Employer Branding: Captar e reter talento atualmente é …

Transformação e Tendências: o que esperar das Vendas B2B As vendas B2B (business-to-business) estão a passar por uma transformação significativa, em constante …

Mercado B2B: Como desmistificar a comunicação nos media Cada mercado tem as suas necessidades, o que exige abordagens e estratégias diferentes e …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top