Comunicação B2B: Como desmistificar a comunicação nos media

Cada mercado tem as suas necessidades, o que exige abordagens e estratégias de comunicação diferentes e competitivas, claro.

É evidente que a comunicação B2B e B2C são distintas e não há como negá-lo. (Se tem dúvidas, vá dar uma espreitadela no nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo). No entanto, estamos sempre a comunicar para pessoas.  Tal como no B2C, as empresas B2B querem apresentar as mais-valias da sua oferta e dar resposta às dores e necessidades do seu público.

Comunicação B2B

Lembre-se de que o B2B não faz negócio com empresas, mas sim com as pessoas que estão à frente dessas empresas.

Ainda não está convencido(a)? Venha daí, se quer saber como capitalizar as mais-valias de comunicar B2B nos media. 

Como ter uma estratégia de comunicação B2B bem-delineada?

O primeiro passo para o sucesso é, precisamente, definir uma estratégia de comunicação, cujo foco seja o de direcionar aquilo que quer comunicar para um target e, por sua vez, criar uma mensagem que responda às suas necessidades e dores.

Definir o posicionamento no mercado

Faça uma análise do mercado e da concorrência para perceber se a sua proposta de valor continua relevante e se dá resposta às necessidades do mercado.

Considerar os objetivos

Elabore um cronograma de objetivos e defina as metas a conquistar para que, posteriormente, os resultados sejam de fácil análise – este é o melhor caminho para identificar erros e implementar melhorias.

Criar as personas

É essencial percebermos para onde devemos direcionar as estratégias de comunicação porque só assim, poderemos garantir resultados positivos.

Apostar no Omnichannel

Cada vez mais, é necessário apostar em canais de comunicação (online e offline) para chegar ao target, que pode ser composto por Clientes, potenciais Clientes, parceiros, seguidores e público em geral. Não se esqueça que quem não está nas principais plataformas digitais, é como se não existisse.

Estamos no bom caminho. E as vantagens?

Muitas empresas ainda não têm perceção da importância de comunicar nos media, contudo tem sido notório o aumento gradual de consciência.

Os meios tradicionais, como os jornais, revistas, rádio e TV, continuam a ser referência para o público, enquanto fontes de influência e de informação para a criação de uma estratégia de autoridade e de notoriedade.

Apesar do formato papel ainda ser muito valorizado, não podemos descorar a importância do digital. Atualmente, as redes sociais continuam a ser um dos principais canais de comunicação, bem como os websites. Segundo um estudo do Marktest, o número de redes sociais onde os portugueses têm conta duplicou em 10 anos.

Muitas vezes, as empresas têm uma ideia errada dos media e querem, apenas, comunicar nos jornais de referência, deixando para segundo plano os meios online, mais pequenos ou especializados.

E aqui, percebe-se que, de facto, é fundamental orientar a comunicação para o target. Porquê? Conquista mais resultados se comunicar para um meio especializado, onde o target está presente, do que num meio generalista em que, a maioria do público, não tem interesse naquilo que temos para comunicar. 

Uma outra forma de captarmos o interesse é a partir de artigos de opinião, porque as pessoas valorizam a partilha de experiências e, acima de tudo, pode ser informação útil para quem está a lançar novos negócios ou até mesmo como fonte de inspiração.

Portanto, as vantagens de comunicar B2B nos media são amplas:

  • Cria credibilidade e notoriedade no mercado

  • Aumenta o alcance da marca no mercado

  • Aumenta o brand awareness

  • Permite comunicar de uma forma mais especializada e segmentada

Comunicar B2B nos media pode ser desafiante, daí ser tão importante apostar numa agência  de Comunicação e Relações-Públicas (RP) que tem o know-how necessário para saber como chegar ao target, responder às suas necessidades e, ainda, enriquecer o mercado e o setor.

Porém, sabemos que não é um caminho linear. O segredo está na criação de uma relação de confiança entre o profissional de comunicação e RP, a empresa e o meio. O caminho é demorado, mas garantimos que terá muitos frutos para colher, se não desistir.  

Dicas de leitura

O que tem a ganhar com um parceiro de Assessoria de Imprensa? A notoriedade, credibilidade e reputação da sua empresa no mercado …

Descubra os melhores insights sobre gestão de liderança nas empresas B2B Desengane-se quem pensa que o sucesso de uma empresa depende, unicamente, …

Redes sociais B2B: Guia passo-a-passo para o sucesso As redes sociais vieram aproximar pessoas, eliminar barreiras físicas e colocar toda a informação …

Estratégia Blended Marketing: Como ter o melhor dos dois mundos Já lá vão os dias das estratégias focadas apenas no online ou …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top