Do Brasil para a Europa: As melhores estratégias de internacionalização

No contexto atual de globalização, o desejo de expandir operações e conquistar novos mercados tornou-se uma realidade para muitas empresas, incluindo aquelas que ambicionam atravessar o Oceano Atlântico – do Brasil para a Europa.

E uma das opções que a sua empresa pode considerar é escolher Portugal como local de instalação das suas operações, pelas semelhanças que existem entre os dois países.

No entanto, é importante salientar que Portugal e Brasil não são iguais, apenas porque falam a mesma língua. Existem diversas diferenças culturais e linguísticas que é preciso ter em conta no processo de internacionalização.

Então, qual é o plano a seguir? E como uma boa estratégia de Marketing pode ajudar?

As diferenças culturais

Em primeiro lugar, é preciso ter em conta as diferenças linguísticas entre Portugal e o Brasil.

Por exemplo, em Portugal diz-se “autocarro”, enquanto que no Brasil se diz “ônibus”. Da mesma forma que em Portugal utiliza-se o “telemóvel” e no Brasil se diz “celular”. No Brasil usa-se também a palavra “Durex” referente a “fita-cola”, enquanto que em Portugal, Durex é uma marca de preservativos.

Por isso, é importante conhecer bem estas diferenças na linguagem para que não se cometam erros crassos na implementação das estratégias de Marketing e Comunicação.

Por isso, é importante conhecer bem estas diferenças na linguagem para que não se cometam erros crassos na implementação das estratégias de Marketing e Comunicação. Estas diferenças passam também pelo comportamento do próprio Cliente.

O Cliente brasileiro procura conveniência, preços competitivos, valoriza marcas reconhecidas, está disposto a experimentar produtos e serviços de marcas menores, privilegia uma boa relação custo-benefício, é mais orientado para o negócio e compra de forma mais compulsiva.

Por outro lado, o Cliente português é caracterizado por ser mais tradicional e conservador, valorizando a qualidade e a tradição. Por isso, prefere marcas com história e reputação. Este é também orientado para relações de confiança de médio-longo prazo, o que se traduz num processo de decisão de compra mais ponderado (a médio-longo prazo).

Com todas estas diferenças culturais, é necessário adaptar as estratégias de Marketing e Comunicação, alterando o tom, mensagem e vocabulário para garantir que a comunicação seja eficaz e ressoe com o público-alvo.

Diferenças nas estratégias de Marketing

Conheça as diferenças entre os dois países e quais são as estratégias mais eficazes em cada um.

Marketing eficaz no Brasil

No Brasil, as estratégias de Marketing são mais envolventes e emotivas, despertando sentimentos e emoções. São também mais criativas e inovadoras, de modo a conquistar a atenção do público e destacar-se num mercado competitivo.

A abordagem inclusiva e diversificada é também muito valorizada e a própria linguagem é mais descontraída e próxima.

Marketing eficaz em Portugal

Já em Portugal, a abordagem é mais tradicional e sofisticada, valorizando-se a qualidade, a história e a tradição das marcas. A comunicação é mais formal, com mensagens claras e objetivas.

É valorizado o património histórico e cultural, sendo esta uma forma eficaz de conexão com o público português.

A linguagem utilizada é mais formal, respeitosa e enfatiza a qualidade, a tradição e a história.

Porquê escolher Portugal?

Conheça as vantagens e benefícios que pode usufruir ao escolher Portugal como local para a internacionalização da sua empresa.

1- Idioma comum

A partir das partilhas e testemunhos gerados pelos seus Clientes, conseguirá obter feedback sobre os seus produtos/serviços e como estes são percepcionados.

2- Localização estratégica de entrada na Europa

Portugal encontra-se localizado estrategicamente como forma de entrada na Europa.

Se a sua empresa pretende fazer negócios na Europa, Portugal é o país de eleição para implementar a sua estratégia de internacionalização.

3- Segurança e qualidade de vida

Portugal é conhecido pela sua segurança, sendo considerado o 4º país mais seguro da UE, e também pela sua qualidade de vida. Estes são fatores de valorização pelas empresas que procuram um país para se instalarem.

4- Benefícios fiscais para empresas estrangeiras

Portugal tem diversos benefícios fiscais e sistemas de incentivo empresariais que pode aproveitar para expandir as suas operações.

Para além disso, os baixos custos operacionais são também uma mais-valia.

No entanto, aconselhamos que faça um estudo de mercado e analise bem os tipos de benefícios que pode ter.

5- Cultura e estilo de vida compatível com o Brasil

A cultura e o estilo de vida em Portugal são compatíveis com o Brasil, mesmo tendo as suas diferenças.

Por exemplo, tanto Portugal quanto o Brasil se caracterizam pela sua hospitalidade e acolhimento, pelo que a população dos dois países é, no geral, conhecida por ser amigável, acolhedora e muito recetiva.

São também dois países que partilham muitos fatores culturais, que são evidentes na arquitetura, gastronomia, nas festividades e na relação interpessoal que os dois povos estabelecem.

6- Aposta em tecnologia e inovação

Portugal e, em especial, Lisboa são vistos como polos de tecnologia e inovação.

Existem atualmente diversos sistemas de apoio para a transformação digital e implementação de tecnologias nas empresas.

Desafios e oportunidades de internacionalização

Antes de decidir iniciar o processo de internacionalização da sua empresa para a Europa, tenha em consideração os desafios que terá de ultrapassar:

  • Diferenças culturais e linguísticas
  • Regulamentações e legislações
  • Concorrência local
  • Logística e distribuição
  • Custos e investimento

Mas, apesar destes desafios, existem também várias oportunidades que não deve deixar escapar, tais como:

  • Acesso a novos mercados
  • Diversificação de Clientes
  • Inovação e aprendizagem
  • Parcerias estratégicas
  • Reconhecimento internacional

Processo de internacionalização: Como começar?

1- Assessoria de Imprensa

O contacto com os media permite à sua empresa manter uma relação próxima e duradoura com os meios de comunicação social e, assim, promover a sua empresa e os seus produtos/serviços.

Invista em Assessoria de Imprensa e tenha ao seu lado uma agência de Comunicação parceira que seja especialista neste ramo. Uma agência de Comunicação local conhecerá os melhores meios e saberá as melhores estratégias para destacar a sua empresa e aumentar o seu brand awareness.

2- Redes Sociais

Invista em Redes Sociais adequadas ao seu setor e público-alvo.

Crie conteúdos relacionados com o seu setor, a sua empresa, a sua equipa e interaja com os seus seguidores. Com estratégias de Social Media, consegue também gerar leads e potenciais Clientes.

3- Search Engine Optimizatiom (SEO)

Ao utilizar estratégias de SEO estará a aumentar a visibilidade do seu website e, consequentemente, os seus visitantes.

Tenha um website rápido, user-friendly e acessível aos vários dispositivos e utilize as palavras-chave certas para subir a sua posição nas pesquisas dos utilizadores.

4- Marketing de Conteúdo

Crie conteúdos relevantes e que vão ao encontro das necessidades e das dores da sua persona. Procure ajudar o seu potencial Cliente ao longo de toda a sua jornada e processo de compra e conquiste a sua confiança.

5- Email Marketing

O Email Marketing, quando usando adequadamente, é uma ferramenta poderosa na sua estratégia de Marketing Digital.

Envie newsletters regulares, novidades, materiais exclusivos e crie também fluxos de automação que o auxiliem a qualificar leads e a otimizar os ciclos de vendas.

6- Influenciadores Digitais

O Influencer Marketing é uma estratégia utilizada há muito tempo e que tem trazido imensos resultados para as empresas.

Atualmente, micro-influenciadores conseguem comunicar de forma mais próxima e direta com os seus próprios seguidores, conseguindo maiores taxas de engagement e, por isso, trazendo melhores resultados neste tipo de ações.

7- Publicidade paga

Apesar de ter imensos meios orgânicos e gratuitos para promover a sua empresa, deve também incluir na sua estratégia a publicidade paga em Redes Sociais e também Google Ads.

Através de anúncios, consegue segmentar o seu público-alvo, aumentar o seu alcance e medir em tempo real o seu desempenho.

Através de uma abordagem cuidadosa e bem planeada, a sua empresa está preparada para internacionalizar as suas operações para Portugal e para a Europa. É importante ter como prioridade a estratégia de Marketing e Comunicação para conseguir transmitir a sua mensagem de forma consistente, coerente e eficaz.

No entanto, é igualmente importante que conheça a cultura do país para onde se está a expandir, entenda o comportamento das pessoas e utilize todo esse conhecimento para a sua estratégia de Marketing.

Se não entender como funcionam os costumes do país para onde se quer internacionalizar, a sua estratégia não vai funcionar.

Quer internacionalizar a sua empresa do Brasil para a Europa?

Na Martech Digital, temos uma equipa especializada em Marketing e Comunicação e criamos estratégias personalizadas para a expansão da sua empresa.

Contacte-nos e saiba como alcançar resultados surpreendentes!

Artigos relacionados

Inbound Marketing: Como atrair Clientes para o negócio B2B? Se acha que é difícil vender, coloque-se no lugar dos seus Clientes. Para …

Bê-à-bá do Inbound Marketing: O que é, como investir e quais os benefícios Se quer aprender a atrair e fidelizar clientes, esta …

Ferramenta de Automação de Marketing: Qual é a importância de agregar a tecnologia ao Marketing? Simplificar processos é um dos muitos benefícios …

6 dicas para aumentar o tráfego do seu website No mundo digital atual, um website eficaz é mais do que uma simples …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top