User-Generated Content: Como transformar Clientes em embaixadores

O User-Generated Content, ou conteúdo gerado pelos utilizadores, representa qualquer forma de conteúdo que é criado e partilhado pela sua audiência. Este conteúdo pode adotar várias formas, tais como: texto, imagem, vídeo, testemunhos e, maioritariamente, publicações em Redes Sociais.

Este tipo de conteúdo, por ser criado de forma espontânea, tem mais credibilidade e é visto como autêntico, o que faz com que seja uma ferramenta que aumenta a confiança na sua empresa.

O que o User-Generated Content pode fazer pela sua empresa?

Os conteúdos gerados pelos seus Clientes podem trazer várias vantagens para a sua empresa. Por serem partilhas reais, espontâneas e não pagas, são mais bem recebidas por parte do seu público-alvo.

Adicionalmente, este tipo de conteúdos traz as seguintes vantagens para o seu negócio:

Autenticidade e humanização da marca

Para além de negócios B2B falamos também de negócios H2H (human-to-human), ou seja, de pessoas para pessoas. Ao tirar partido dos conteúdos gerados pelos seus Clientes, está também a mostrar a parte humana da sua empresa, o que se traduzirá no aumento da credibilidade por parte de quem ainda não o conhece.

Prova social

Antes de qualquer compra, o seu target irá procurar informações e relatos de outros Clientes.

Com o User-Generated Content, está a provar aos seus potenciais Clientes que é de confiança, através dos relatos e opiniões de Clientes atuais que estão satisfeitos com os seus serviços e/ou produtos.

Aumento de brand awareness

Com a criação e partilha de conteúdos por parte dos seus Clientes, irá impulsionar o seu brand awareness e estabelecer a sua presença no mercado.

Estes conteúdos podem também servir de mecanismo de atração de visitantes para as suas redes sociais e, consequentemente, outros canais digitais como o seu website.

Quer saber mais sobre como aumentar o tráfego do seu website? Leia este artigo e conheças as nossas 6 dicas.

Redução de custos

Através do User-Generated Content, a sua empresa está a ser divulgada para o seu público-alvo e potenciais Clientes de forma gratuita.

Apesar de não dever depender a 100% desta estratégia, esta é mais uma ferramenta que tem à sua disposição para atrair visitantes e potenciais Clientes.

Diversidade de conteúdos

Nos seus próprios canais digitais, os Clientes partilham as suas perspetivas únicas e, muitas vezes, de forma criativa. Esta diversidade de conteúdos e de perspetivas sobre os seus produtos/serviços enriquecem a mensagem que a sua empresa pretende transmitir para o público.

Através de conteúdos gerados pelos Clientes, trará diversidade, relevância e criatividade à sua empresa, o que se poderá traduzir na atração de novos leads.

Inovação e desenvolvimento

A partir das partilhas e testemunhos gerados pelos seus Clientes, conseguirá obter feedback sobre os seus produtos/serviços e como estes são percepcionados.

Este feedback pode ser o motor para o desenvolvimento e inovação constante dos seus produtos e serviços.

Desta forma, estará sempre em evolução e a responder às necessidades do seu público, o que lhe permitirá fidelizar os seus Clientes e manter a sua reputação no mercado.

Como incentivar o User-Generated Content?

Agora que já sabe o que tem a ganhar com User-Generated Content, como incentivar os seus Clientes a partilharem conteúdos sobre a sua empresa?

Veja alguns exemplos de como fazer com que a sua audiência se sinta motivada a partilhar conteúdo relacionado com a sua empresa:

Criação de conteúdo relevante

Se criar conteúdo relevante e interessante, os seus Clientes irão partilhá-lo de forma espontânea, por o considerarem interessante e útil.

Ao oferecer experiências únicas, estes irão também partilhar a sua experiência através dos seus próprios canais digitais.

Hashtags, desafios e recompensas

Com desafios e criação de hashtags, pode incentivar os seus Clientes a partilharem os seus próprios conteúdos com a sua hashtag. Desta forma, o conteúdo estará sempre associado à sua empresa, o que ajuda a gerar brand awareness.

Por exemplo, eventos como o Portugal Digital Summit ou o Web Summit têm associada uma hashtag respetiva que os seus participantes podem utilizar nas suas partilhas. Com isto, são criados conteúdos espontâneos e sempre associados às duas marcas.

Interagir com conteúdos gerados pelos Clientes

Sempre que um Cliente partilhar conteúdos sobre a sua empresa, interaja com estes conteúdos, em sinal de agradecimento.

Em paralelo, poderá também dar destaque nos seus próprios canais às partilhas dos seus Clientes. Desta forma, mostra que valoriza as suas opiniões e fortalece a sua relação, o que resultará no aumento da fidelização.

Exemplo prático do uso de User-Generated Content

Conheça o caso real da Microsoft que, através da comunidade “Microsoft Tech Community”, incentiva à partilha de conteúdos e conhecimento acerca dos seus produtos.

Desta forma, utilizadores de diferentes áreas e setores de atividade partilham informações e experiências úteis sobre os produtos e serviços Microsoft.

Com esta iniciativa, a empresa tem ao seu dispor inúmeros conteúdos gerados pelos seus Clientes, o que lhe traz uma quantidade variada de informações e feedback sobre o seu público-alvo, permitindo a constante inovação e evolução.

Para além disto, os membros desta comunidade sentem-se parte da Microsoft, o que ajuda também na fidelização de Clientes.

Agora que já conhece as potencialidades do User-Generated Content, está preparado para implementar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Conheça as soluções de Content Marketing que a Martech Digital tem para o seu negócio!

Artigos relacionados

Construa uma jornada de Cliente de sucesso em 5 passos No mercado B2B, as transações comerciais são frequentemente mais complexas e os …

O que é o Marketing Integrado e porque é importante? Mais de 61% dos profissionais de Marketing acreditam que gerar leads qualificados é o …

Inbound Marketing: Como atrair Clientes para o negócio B2B? Se acha que é difícil vender, coloque-se no lugar dos seus Clientes. Para …

Podcasts no B2B: Transformar o negócio com o poder da conversa No mundo complexo do business-to-business, as estratégias avançadas e as transações …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top