Como criar um Plano de Marketing de Conteúdo em 5 passos

O Content Marketing (ou Marketing de Conteúdo) é uma estratégia de Marketing Digital que consiste na criação e promoção de conteúdos relevantes, como por exemplo: eBooks, artigos de blog, vídeos, publicações nas Redes Sociais, etc.

Esta estratégia traz diversas vantagens para a sua empresa: gera brand awareness, aumenta a sua notoriedade e autoridade, consegue captar Leads qualificados e, mais importante, gera e retém Clientes. Não é por acaso que é considerada a espinha dorsal da metodologia de Inbound Marketing.

Neste artigo trazemos-lhe 5 passos para criar o seu próprio Plano de Marketing de Conteúdo de forma simples e adequada para impulsionar o seu negócio.

1- Saiba quem é o seu público -alvo

O primeiro passo da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é definir o seu público-alvo. Para quem quer comunicar? Quais são as suas características? Quais são os tipos de conteúdos mais eficazes?

Em primeiro lugar, comece por definir o seu target e o seu ICP (Ideal Customer Profile), ou seja, qual é o perfil ideal para quem está a comunicar. Depois, defina as suas personas – a representação personificada do perfil do seu Cliente ideal.

Depois, recolha as informações demográficas, a sua formação, cargo, interesses, desafios e os objetivos que as suas personas pretendem alcançar dentro das suas próprias empresas.

Com todas estas informações conseguirá delinear estratégias de Marketing e Comunicação mais assertivas.

2 – Construa o storytelling

Conteúdos que contem uma história e que transmitam emoções irão atrair o seu público-alvo e captar a sua atenção.

Construa uma narrativa que retrate as dores do seu Cliente, mostre as soluções para os seus desafios e mostre porque é que a sua empresa é a solução mais adequada.

3 – Defina o calendário de produção de conteúdo

Depois de saber quem é o seu público-alvo, as suas personas e criar o seu storytelling, está na altura que definir o calendário de produção de conteúdos.

Foque-se na jornada do seu Cliente, conheça as diferentes fases do processo de compra e identifique conteúdo relevante para cada fase: desde a descoberta à tomada de decisão.

Para o ajudar no planeamento dos seus conteúdos, temos para si este Template de Plano de Conteúdos pronto a utilizar. Adapte-o à realidade da sua empresa e planeie conteúdos diferentes consoante cada persona, fase da jornada de compra e organize-os por semana e mês do ano. Faça aqui o download!

4 – Publique e promova o seu conteúdo

Após o planeamento do seu conteúdo, publique-o nos seus canais digitais – website, blog, Instagram, LinkedIn, Youtube – e divulgue os conteúdos.

Para a divulgação, existem duas alternativas:

  • Promoção orgânica: Trata-se de todo o conteúdo que é divulgado sem anúncios. Para aumentar o seu alcance, são utilizadas ferramentas de SEO e estratégias de divulgação orgânica. Por exemplo: adaptar os seus conteúdos para artigos de blog, vídeos de Youtube e pequenos vídeos para as Redes Sociais (LinkedIn ou Reels do Instagram). Desta forma, aumenta o alcance dos seus conteúdos sem necessitar de publicidade paga.
  • Paid Media: Feita através de anúncios no Google e nas Redes Sociais. Alinhe a sua estratégia de anúncios pagos com a estratégia de negócio da empresa e com outros departamentos, essencialmente o departamento Comercial. Complemente também estes anúncios pagos com publicações orgânicas para um maior alcance.

Tanto na promoção orgânica como na paga, a sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve assentar na qualidade para captar a atenção das suas personas.

5 – Monitorização de resultados

Por último, não se esqueça de um dos passos mais importantes: a análise e monitorização da performance dos seus conteúdos.

O objetivo desta análise é identificar os conteúdos mais relevantes, com melhores resultados e que trouxeram mais retorno para o seu negócio. Com isto, vai identificar oportunidades de melhoria, identificar os KPIs importantes e, mais importante, concluir se a sua estratégia trouxe resultados.

Quer saber mais sobre a importância dos KPIs nas estratégias de Marketing e Vendas? Assista aqui à ultima edição do Martech B2B Talks.

Comece já hoje a reinar na sua produção de conteúdos!

Artigos relacionados

Estratégia digital B2B: Porquê investir em Marketing de Conteúdos? Quando ouve falar de Marketing de Conteúdo, custa-lhe a imaginar como é que …

User-Generated Content: Como transformar Clientes em embaixadores O User-Generated Content, ou conteúdo gerado pelos utilizadores, representa qualquer forma de conteúdo que é …

9 tendências de Marketing B2B para 2024 O ano de 2023 foi marcado por inúmeras transformações ao nível da tecnologia e é …

O que é o Marketing Integrado e porque é importante? Mais de 61% dos profissionais de Marketing acreditam que gerar leads qualificados é o …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top