O que aprendi como líder em 2023

OKR: o segredo de Silicon Valley que promete mudar as empresas

Por: Ana Barros, CEO Martech Digital
Meio: Link to Leaders (3 de janeiro 2024)

Todos os dias são uma aprendizagem para quem lidera pessoas. Mais difícil que uma dezena de folhas de Excel e até que o próprio negócio, é conseguirmos ter a capacidade de chegar a quem nos acompanha. Esta é a minha retrospetiva do que significou liderar em 2023.

O caminho enquanto líder depende muito da nossa habilidade de aprender, de nos convidarmos a sair da zona de conforto e de nos renovarmos constantemente. Num ambiente de negócios tão dinâmico e competitivo e que depende tanto de outros, a capacidade de adaptação e a sede de conhecimento são cruciais. Questionar-me e procurar formas de crescer pessoalmente tem sido um lema essencial. Até porque apenas ao saber olhar para dentro, vou conseguir trazer para fora e para os outros.

Exemplo disso, foi o retiro que fiz à Índia este mês de dezembro, onde tive a oportunidade de viver o aqui e o agora, fechando assim com chave de ouro 2023 para então abraçar com a consciência do meu EU o ano de 2024 que se avizinha. É essencial para um líder ter tempo para si, permitir-se explorar outras culturas, para então regressar inspirado para a sua equipa.

Uma das minhas grandes lições este ano foi reconhecer a importância de escutar e observar de forma mais ativa – algo que se revelou transformador, confesso. A analogia de termos dois olhos, dois ouvidos, mas apenas uma boca, destaca a importância de ouvir mais, observar mais do que falar. Nesta viagem que fiz à Índia, por exemplo, cuja cultura oriental é tão diferente da nossa cultura ocidental, foi fundamental colocar em prática a escuta e a observação ativa. 

Digamos que treinei esta soft skill que deve andar sempre de mãos dadas com um líder. Adicionalmente, desenvolver a minha inteligência emocional, com ênfase na empatia e compaixão, tem sido uma peça-chave na tentativa de criar uma cultura organizacional saudável e implementar um ambiente de comunicação aberta e recetiva.

O âmago da liderança também está na gestão próxima. Como CEO de uma pequena empresa, a proximidade é algo que tento trabalhar continuamente no meu dia a dia. E conforme uma empresa cresce, a tendência é o líder ir perdendo esta proximidade, pelo que há que treinar esta prática e sempre colocar-nos no lugar do outro.

Liderar não é apenas sobre direcionar, partilhar conhecimento ou inspirar, mas também sobre conectar. Estabelecer pontes entre departamentos, equipas e até mesmo com parceiros externos, é fundamental para promover uma colaboração eficaz e uma cultura organizacional comum a todos. A criação de uma rede sólida de conexões deve contribuir para o crescimento sustentável do negócio e das pessoas, tendo sempre como base o respeito pelo outro.

Mais, o sucesso de uma equipa está ligado à presença das pessoas certas nos cargos certos. Identificar talentos, desenvolver habilidades e garantir que cada membro da equipa esteja feliz a desempenhar um papel que otimize as suas competências, foi uma grande aprendizagem de 2023 e que levo para 2024.

Para quem não tem mãos a medir, a gestão eficiente do tempo e a organização tornam-se habilidades cruciais. É muito importante saber definir prioridades e urgências, manter o foco nos objetivos estratégicos e delegar tarefas de forma inteligente. Estas práticas têm-me permitido um maior work-life balance e uma maior consciência para a proteção da minha saúde mental. Se é sempre possível? Claro que não! Há momentos mais desafiantes.

À semelhança das tendências de Marketing de 2024 em que o propósito, valores e cultura de uma marca são os três pilares orientadores de qualquer estratégica de marketing e alinhamento da comunicação para o mercado, com a liderança não é diferente! É claro para todos que perante as adversidades externas, os novos modelos de trabalho e as novas gerações, a liderança em 2023 não exigiu apenas habilidades técnicas, mas também um profundo entendimento das nuances humanas e autoconhecimento.

O ambiente de negócios vai ser sempre dinâmico, por isso o melhor é ter a “mente arrumada” para conseguir gerir as contrariedades externas. As aprendizagens devem ser contínuas e com o compromisso de fazermos sempre mais e melhor, onde o auto-conhecimento, a empatia e comunicação clara e direta são fundamentais para construir um ambiente de crescimento constante. Que 2024 seja repleto de desafios e mudanças de perspetiva, pois só assim estaremos abertos para as mudanças.

Dicas de leitura

The current query has no posts. Please make sure you have published items matching your query.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Soul Alegria

Desafio: Divulgar a Soul Alegria no mercado português como empresa pioneira em palhaçaria hospitalar para adultos e bem-estar corporativo.

Estratégia: Desenvolvemos uma campanha diferenciadora e emocional, com storytelling centrado na missão da marca e no percurso do fundador. Apostámos em meios de saúde e bem estar, lifestyle e impacto social para apresentar a proposta de valor.

Resultado: Presença em meios como NIT, Link to Leaders e Record Europa. A marca destacou-se pela sua originalidade e empatia, sensibilizando o mercado e criando oportunidades de parceria através de uma narrativa com impacto humano e social.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

FCamara

Desafio: Expandir para a Europa e conquistar notoriedade num mercado altamente competitivo, posicionando-se como referência em tecnologia e inovação.

Estratégia: Desenhámos uma estratégia de comunicação multicanal para construir visibilidade de forma consistente. Criámos uma linha editorial coerente e relevante para o setor, gerimos redes sociais com conteúdos estratégicos, escrevemos artigos de Blog e ativámos ações de assessoria de imprensa para garantir presença nos principais meios. A estratégia foi pensada para posicionar a marca em temas-chave, reforçando credibilidade junto de decisores e stakeholders.

Resultado: Conquista de espaço em meios de referência que ajudaram a consolidar o seu posicionamento no ecossistema tecnológico europeu, tornando-se reconhecida como player inovador.

Serviços Martech: Marketing de Conteúdo, Relações Públicas, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Luza

Desafio: Garantir o posicionamento do PTC Group depois do rebranding para Luza Group como uma multinacional inovadora além do setor da engenharia.

Estratégia: Preparámos o terreno para a mudança com storytelling estratégico e impactante. Desenvolvemos uma campanha multiformato com comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião e press kit. Gerimos a relação com os media para garantir alinhamento editorial e posicionámos o CEO como porta-voz da marca.

Resultado: Mais de 50 notícias publicadas em meios de topo como Jornal Económico, ECO e TSF. Aumento de candidaturas às 200 vagas abertas. Uma transição clara, sem ruído, e que posicionou a Luza Group como marca global preparada para o futuro.

Serviços Martech: Estratégia, Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

Activewhere

Desafio: Posicionar a Activewhere em mercados internacionais como uma empresa sólida, inovadora e com reputação, através da renovação da sua identidade visual e presença digital.

Estratégia: Liderámos um processo de rebranding completo, com criação de nova identidade visual e guias de marca. Reescrevemos os conteúdos do website com foco em SEO e alinhamento com a proposta de valor da marca. Aplicámos o tom de voz de forma consistente em todos os canais para refletir a nova imagem e reforçar a sua especialização.

Resultado: A Activewhere conquistou o 2º Prémio de Melhor Website nos Aqua Awards e em 7 meses as publicações nas redes sociais alcançaram 8.800 impressões.

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

IDC

Desafio: Aumentar a notoriedade da IDC em Portugal. Posicionar o seu Country Manager junto dos media nacionais como autoridade nos mercados de tecnologia.

Estratégia: Desenvolvemos uma estratégia contínua de assessoria de imprensa, focada na divulgação de estudos, análises e eventos da IDC como fontes credíveis de informação para o setor tecnológico. Posicionámos o Country Manager como opinion leader através de entrevistas, artigos de opinião e presença nos principais meios de comunicação nacionais.

Resultado: Cobertura mediática nos principais meios nacionais com mais de 15 milhões de audiência anual e AVE superior a 8 milhões de euros/ano. Consolidação da IDC como referência no setor e valorização do seu porta-voz como influenciador no mercado tecnológico.

Serviços Martech: Relações Públicas

| Contacte a Martech Digital

CLIENTE:

REDUNIQ (Grupo UNICRE)

Desafio: Definir a estratégia go-to-market da REDUNIQ para o mercado B2B e implementar nos materiais de comunicação da marca e suporte comercial.

Estratégia: Definimos o ICP e mapeámos as personas a partir de critérios de segmentação do público-alvo. Definimos o tom de voz a aplicar na comunicação da marca e o desenho da jornada de compra do cliente. Indentificámos canais e touchpoints estratégicos, por canal. Aplicámos o novo storytelling no website REDUNIQ e nos materiais de apoio à venda.

Resultado: 26 páginas de website com conteúdos otimizados para SEO e captação de leads qualificadas. Melhoria de navegação e performance. Criação e revisão de +30 materiais de apoio à venda (apresentações, guiões, flyers, brochuras, etc).​

Serviços Martech: Estratégia, Marketing de Conteúdo