Conteúdos: Mitos e erros que prejudicam o negócio

Acha que o Marketing B2B é insosso, sem sal nem pimenta? No fundo, ainda acredita que “conteúdo” é sinónimo de “blog”? Não entende porque é que o seu “excelente” conteúdo não recebe visitas? Então, está a cometer (pelo menos) um destes 8 erros de Marketing de Conteúdo. Fique atento aos mitos e erros que pode estar a perpetuar e que comprometem o sucesso da sua estratégia!

O Marketing e Conteúdo é uma solução rápida

Há muitos argumentos a favor do Marketing de Conteúdo. É imprescindível numa campanha de Inbound Marketing, pois consegue atrair potenciais leads, traz benefícios a nível de SEO (Search Engine Optimization) e educa o Cliente ao longo da jornada de compra.

Mas, apesar de todos esses benefícios, o Marketing de Conteúdo não é um penso rápido para as feridas do seu departamento de Marketing. Muito provavelmente, o seu primeiro post não se vai tornar viral. O seu melhor post não vai ranquear logo na primeira página. Para funcionar, o conteúdo requer persistência e consistência ao longo do tempo.

Acreditar que o Conteúdo funciona sozinho

Mas, apesar de todos esses benefícios, o Marketing de Conteúdo não é um penso rápido para as feridas do seu departamento de Marketing. Muito provavelmente, o seu primeiro post não se vai tornar viral. O seu melhor post não vai ranquear logo na primeira página. Para funcionar, o conteúdo requer persistência e consistência ao longo do tempo.

Criou um excelente artigo, rico em dados e exemplos, com informação relevante para a sua audiência. Ótimo! Agora, acha que basta publicar esse conteúdo no seu website para chegar ao seu público-alvo? Talvez sim… mas a probabilidade é baixa!

Se tem uma estratégia de conteúdo, também precisa de uma estratégia de divulgação de conteúdo. Além de o divulgar entre a sua base de contactos, pode fazer parcerias com outros websites, o que também estimula o linkbuilding e a autoridade do seu domínio. Sem backlinks e autoridade, é difícil atingir um bom posicionamento, mesmo que esteja a escolher as palavras-chave certas. Lembre-se: se o conteúdo é Rei, os canais são a Rainha!

Pensar que o Conteúdo é estático

Um erro fatal para as empresas B2B é pensar que o conteúdo é estático. Nesta era digital que tudo evolui a uma velocidade estonteante, dificilmente um texto continua a ser relevante 3 anos depois. Embora seja bom ter alguns artigos âncora, a explicar os principais conceitos, também é importante fazer atualizações ao longo do tempo.

Se usa estatísticas, procure números mais atuais. Se preparou um ebook ou um webinar sobre o mesmo tema, acrescente esse CTA (call-to-action) ao texto. E não se esqueça de mencionar quando é que o artigo foi atualizado pela última vez. Assim, assegura os seus subscritores e Clientes de que não se deixa ultrapassar e que lhes quer transmitir a melhor informação.

Julgar que o Conteúdo é apenas escrito…

Um mito recorrente nas empresas de B2B é julgar que “conteúdo” é sinónimo de conteúdo escrito: artigos, ebooks, emails e casos de estudo. Na realidade, não há nenhum motivo para os Marketers B2B se cingirem ao conteúdo escrito ou limitar a sua criatividade.

Embora seja um contexto diferente do Marketing B2C, do outro lado do ecrã há uma pessoa real, de carne e osso. Também há espaço para humor, para conteúdo mais visual (por exemplo, vídeos, infográficos, fotos, esquemas) ou áudio (podcast). Há sempre mais do que uma maneira de transmitir a mesma mensagem.

…E achar que escrever é fácil

Parece mesmo fácil, não é? Mas quando se põe no lugar de quem escreve conteúdo e enfrenta a página branca, é muito difícil escrever conteúdo valioso e envolvente. A primeira lição é não pode ‘debitar’ conteúdo: ninguém lê uma palestra. Antes de se lançar à escrita, precisa de descobrir qual é o ângulo que toca nos paint points a sua persona.

Depois, vem o trabalho de pesquisa e a organização da informação. Só aí é que se pode atrever a escrever, sempre com a ressalva que não basta uma prosa bonita! Embora não possa ficar refém do Dr. Google, a otimização de SEO (Search Engine Optimization) é indispensável para obter os resultados que procura.

Conteúdo demasiado hard selling

Outro erro que as empresas B2B cometem com frequência é fazer conteúdo demasiado hard selling, com frases do género “temos a solução mais rápida do mercado”, “o software com mais integrações” ou “o mais premiado na plataforma XPTO”.

Qual é o problema desta abordagem? Quando o Cliente chega ao seu website, provavelmente ainda está na fase de descoberta e à procura de informação.

Ao focar-se no seu produto e não nas necessidades do Cliente, desperdiça uma oportunidade de o envolver e educar, além de se arriscar a criar expectativas que pode não conseguir cumprir.

Medo do conteúdo longo

Julgando pelas redes sociais que mais têm crescido, poderíamos pensar que estamos na era do microconteúdo. Longe vão os tempos que o limite de caracteres do Twitter era um desafio. Agora temos o TikTok, os reels e os stories no Instagram, LinkedIn Stories e shorts no YouTube.

O “fast content” continua a alastrar a um ritmo alucinante. Ainda assim, contra todas as expectativas, o conteúdo longo continua a ser Rei, especialmente em B2B. Dá-lhe a oportunidade de ranquear para long tail keywords, de obter mais tráfego orgânico e mais linkbuilding, de ser percecionado como uma autoridade e explorar temas mais complexos, que merecem guias completos.

Não acompanhar o desempenho do seu conteúdo

O último erro que queremos destacar, é não acompanhar o desempenho do seu conteúdo. Afinal de contas, não está a investir tempo e recursos a produzir conteúdo apenas por altruísmo! O seu conteúdo cumpre um propósito, quer seja funcionar como um lead magnet, chegar às primeiras posições do Google ou munir as equipas de Vendas com bons argumentos.

Acompanhe tanto a eficácia do seu conteúdo, como a sua evolução ao longo do tempo. Continua a gerar interesse? Está a posicionar-se melhor? Esses insights são valiosos para delinear o que fazer a seguir.

Para terminar, há um ditado popular que gostaríamos de recordar: “Roma e Pavia não se fizeram num só dia”. Todas as árvores demoram a dar frutos. E o Marketing de Conteúdo é mesmo assim. Mas, com persistência e alguma criatividade – que também é permitida no Marketing B2B – o seu conteúdo vai acabar por atrair as pessoas certas para o seu negócio.

Dicas de leitura

Marketing Eleitoral na Era Digital: 7 Dicas para conquistar votos Com as eleições europeias de 2024 a aproximar-se a passos largos, os …

Inbound Marketing: Como atrair Clientes para o negócio B2B? Se acha que é difícil vender, coloque-se no lugar dos seus Clientes. Para …

Descomplicar o Email Marketing: As melhores práticas Ao contrário do que muita gente pensa, o Email Marketing é uma ótima estratégia para …

Como inovar a comunicação entre empresas através do Storytelling? O ser humano já conta histórias há mais de 50 mil anos, quer …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top