Bê-à-bá do Inbound Marketing: O que é, como investir e quais os benefícios

Íman a atrair pessoas - Inbound Marketing

Se quer aprender a atrair e fidelizar clientes, esta lição foi criada a pensar em si. O Inbound Marketing é nada mais nada menos do que um conjunto de ações online que visam a criação de um relacionamento com leads ou clientes atuais, através de conteúdos personalizados e relevantes.

Por sua vez, estes conteúdos podem ser difundidos em vários canais de comunicação tais como o website – peça central no processo de atração de clientes–, blog, podcast, redes sociais, eBook, casos de sucesso, vídeos, Google Ads, Webinar, entre outros.

Esta ferramenta estratégica funciona para qualquer segmento, quer seja no mercado B2B ou B2C. Mas como lidar com pessoas e atender as suas dores? Como criar conteúdo que, de facto, ajude o cliente no processo de decisão? Pegue numa folha e numa caneta, porque a aula vai começar.

Afinal, existem diferenças entre Outbound e Inbound Marketing?

Mais do que nunca, o poder está na informação. Segundo um estudo da DataReportal, realizado em 2022, estima-se que 82,4% dos portugueses utilizam a internet para procurar informação.

Dentro desta realidade, torna-se imperativo que as empresas saibam criar conteúdos ricos e de qualidade, porque só assim, conseguirão atrair potenciais clientes a visitar o seu website, blog ou outros canais online.

A verdade é que o processo de compra tem sofrido alterações, na medida em que, antigamente a compra era feita por impulso, já nos dias de hoje, as pessoas procuram pesquisar sobre o tema e, só depois, avançar para uma compra consciente.

Portanto, passámos de despertar o interesse do cliente com a divulgação de produto/marca (Outbound Marketing) para colocar o processo de procura e de decisão, totalmente, nas suas mãos (Inbound Marketing).

Então, mas quais são os benefícios do Inbound Marketing?

Ainda existem empresas que não reconhecem o potencial do Inbound Marketing enquanto fator estratégico. Contudo, esta metodologia pode ser muito vantajosa para as organizações independentemente do seu segmento de mercado:

  • Aumenta a visibilidade da empresa na web;

  • Cria autoridade e notoriedade no mercado, através de uma estratégia de Content Marketing;

  • Diminui custos de aquisição de clientes;

  • Otimiza o processo de vendas;

  • Atrai potenciais clientes;

  • Constrói ações de comunicação mais assertivas.

E como estruturar o funil do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é constituído por um ciclo que nunca acaba, ou seja, é um infinito de contínua relação entre a empresa e o cliente. Assim sendo, a estratégia de Inbound Marketing está focada em cinco etapas:

  • Atrair

  • Converter

  • Relacionar

  • Vender

  • Encantar

Estas fases representam os passos que o cliente percorre durante a sua jornada de compra, daí ser tão importante as empresas apostarem numa estratégia de Inbound Marketing bem-estruturada e focada no planeamento da jornada do consumidor ou, pelo menos, na definição das personas.

Se tem interesse em aprender mais sobre as etapas do Inbound Marketing, sugerimos a leitura do artigo “Estratégia digital B2B: Porquê investir em Marketing de Conteúdo.

A lição está a terminar e as conclusões retiradas são muito pertinentes.
O Inbound Marketing pode ser aplicado em qualquer negócio, independentemente, do sector de atuação ou tamanho da empresa. Contudo, para que os resultados sejam mais efetivos, tem de existir um alinhamento de comunicação – aposta num conteúdo coerente e apelativo –, uma ligação entre o marketing e as vendas e, por fim, um discurso que esteja a fazer parelha com toda a comunicação da empresa.

Dicas de leitura

Marketing Eleitoral na Era Digital: 7 Dicas para conquistar votos Com as eleições europeias de 2024 a aproximar-se a passos largos, os …

A arte de motivar os colaboradores: Saiba como manter a sua equipa inspirada No atual ambiente empresarial, pautado pela competitividade, uma das …

Inbound Marketing: Como atrair Clientes para o negócio B2B? Se acha que é difícil vender, coloque-se no lugar dos seus Clientes. Para …

Social Media: Em que redes sociais deve investir? [Infográfico] Nómadas digitais, influencers, vloggers, Tiktokers, you name it. O ano de 2022 está …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top