Como dominar as entrevistas de imprensa em 4 passos

Num mundo cada vez mais interligado, é crucial saber comunicar de forma confiante e impactante, quer seja com Clientes, parceiros, colaboradores e mesmo com os media, por exemplo, através de entrevistas de imprensa.

O contacto com os media é uma função do trabalho das Relações-Públicas e é um processo cada vez mais importante para uma empresa se consolidar no mercado. E quanto mais cresce, mais necessário é este contacto constante.

Saber como liderar uma entrevista de imprensa é um fator de extrema importância para que esta ocorra sem constrangimentos e consiga promover as conquistas da sua empresa de forma eficaz.

Para que a sua entrevista de imprensa seja um sucesso, siga estas dicas!

Primeiro passo: conheça bem o assunto

O primeiro passo para que a sua entrevista de imprensa seja um sucesso, é ter conhecimento sobre o assunto que vai falar.

Para isso, comece por desenvolver os pontos que quer transmitir por uma ordem lógica e do geral para o mais específico.

Humanize a sua apresentação para gerar mais empatia e recorra ao humor, caso o momento se proporcione na entrevista.

Segundo passo: comunique com clareza

É muito importante que seja bastante claro na forma como comunica. A clareza e objetividade andam de mãos dadas quando queremos transmitir as informações da forma correta.

Para isto, aconselhamos que evite ter mais de 3 mensagens na mesma frase, não demore muito tempo a responder e evite a expressão “eu”.

Terceiro passo: pratique as respostas da Entrevista de Imprensa

Se quer transmitir confiança, prepare as suas respostas.

Pratique, por exemplo, em frente a um espelho as respostas que quer dar na entrevista. Pode, em alternativa, preparar-se com um colega de trabalho que o ajude neste processo e que lhe dê dicas de como pode fazer passar a sua mensagem de forma mais eficaz.

Quarto passo: comunicação não-verbal

Lembre-se que tudo comunica: a roupa que usa, a sua linguagem corporal, o seu comportamento e o tom da sua mensagem.

Se quer consolidar a sua estratégia de Assessoria de Imprensa, saiba que todos estes fatores influenciam a forma como a sua mensagem é recebida pelos media.

É importante que tenha também inteligência emocional e que não se deixe afetar por perguntas sobre temas polémicos ou mesmo questões relativas a alguma crise que a sua empresa esteja a ultrapassar. Mantenha a calma e responda de forma confiante e assertiva.

Dica extra: faça um media trainning

Um media training tem como objetivo preparar com antecedência os porta-vozes e profissionais que falam pela empresa. Através desta preparação, garante que as mensagens são passadas de forma correta para o seu público-alvo.

Com um media training, irá sentir maior segurança para a sua entrevista de imprensa, o que faz com que a sua comunicação seja mais assertiva e eficaz.

Pretende preparar-se para uma entrevista de imprensa? Ou mesmo desenvolver uma estratégia de Assessoria de Imprensa?

Então não perca mais tempo! Contacte-nos e saiba como o podemos ajudar a entrar no radar dos media.

Artigos Recomendados

Como dominar as entrevistas de imprensa em 4 passos Num mundo cada vez mais interligado, é crucial saber comunicar de forma confiante …

Como é que a Assessoria de Imprensa pode ajudar a aumentar a notoriedade da sua empresa? Se deseja ter a sua empresa …

A minha empresa B2B precisa mesmo de uma estratégia de comunicação? Se acha que há um mar entre o Marketing B2C e …

O que tem a ganhar com um parceiro de Assessoria de Imprensa? A notoriedade, credibilidade e reputação da sua empresa no mercado …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top