Inteligência Artificial e Marketing: uma aliança poderosa

A Inteligência Artificial (IA) não é uma tendência nova, está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e não há como negar o crescente impacto nas ações de Marketing.

Apesar dos receios da evolução desta tecnologia, é sempre importante relembrar que a IA não veio substituir os profissionais de Marketing. Já não se trata de “humanos vs. tecnologia”, mas sim de “humanos que usam tecnologia vs. humanos que não usam”. Atualmente, trata-se de uma aliada poderosa às estratégias de Marketing!

No entanto, no meio de tantas novas ferramentas, como podemos, de facto, otimizar as ações de Marketing nas empresas B2B?

Neste artigo, trazemos as vantagens destas tecnologias no seu dia-a-dia, assim como algumas recomendações de ferramentas que prometem ser aliadas da sua estratégia.

Como otimizar as ações de Marketing com a Inteligência Artificial?

Descubra como elevar a sua estratégia de Marketing B2B com o incrível poder da Inteligência Artificial.

1- Personalização avançada

Nos últimos artigos de blog da Martech Digital, temos destacado a personalização avançada como uma das grandes tendências para 2024.

Com a IA é possível segmentar os seus Clientes de forma mais precisa, através de mecanismos de automação e análise de dados comportamentais.

Utilize estes dados para otimizar a jornada de Compra – desde os primeiros pontos de contacto, passando pela Venda, até à fidelização do Cliente. Por exemplo, pode criar sequências de email automáticas ao longo da jornada de Cliente, em que estes vão sendo segmentados ao longo do tempo sem necessidade da ação humana.

Com esta tecnologia, poderá também recomendar conteúdos, produtos ou serviços personalizados para que cada Cliente tenha uma experiência criada à sua medida.

2- Otimização de campanhas

Com o uso da Inteligência Artificial, é possível analisar o desempenho das suas campanhas e ajustá-las em tempo real, permitindo a otimização contínua.

Existem diversas possibilidades de integração desta tecnologia nas suas campanhas, tais como:

  • Criação de testes A/B que lhe permitem criar várias versões dos seus anúncios e avaliar qual delas teve melhor performance;
  • Criação de títulos e textos com Inteligência Artificial Generativa;
  • Pesquisa automática de palavras-chave;
  • Análise de concorrência.

Integre o uso destas tecnologias nas suas campanhas para aumentar as suas taxas de conversão!

3- Atendimento ao Cliente mais rápido

Otimize o atendimento ao Cliente através de ferramentas de Marketing Conversacional.

Com os chatbots e assistentes virtuais consegue dar resposta em tempo real às questões dos seus Clientes, permitindo-lhes ter uma solução adequada ao seu problema em qualquer fase da jornada de Compra.

Com esta ferramenta, garante um atendimento ao Cliente rápido e eficaz, para que não perca oportunidades de Venda.

4- Processo criativo

A colaboração humano-máquina traz enormes vantagens ao nível do processo criativo e da produção de conteúdos.

Ao deixar para a Inteligência Artificial tarefas como a pesquisa, escrita de títulos, descrições, emails, briefings e brainstorming de novas ideias, pode focar-se no pensamento estratégico, na capacidade crítica e na verificação das informações.

Recomendações de ferramentas e Inteligência Artificial

Para auxiliar as suas ações de Marketing, sugerimos algumas ferramentas de IA que prometem ser umas verdadeiras aliadas:

1SEO Writing Assistant: A Semrush tem uma ferramenta de IA que lhe permite otimizar os seus textos e artigos para SEO e aumentar a sua visibilidade nos motores de busca;

2- Co-pilot: O assistente virtual da Microsoft integra também o Chat do Bing, que utiliza IA Generativa. Com esta ferramenta, pode criar conteúdos, construir briefings, construir tabelas e até gerar imagens;

3- Whisper – Transforme conteúdos de texto em vídeos com esta ferramenta de transcrição. Desta forma, consegue criar conteúdos de vídeo através de artigos de blog e reaproveitar o seu conteúdo;

4- DANTE AI: Com esta ferramenta, consegue criar chatbots personalizados para o seu negócio e integrá-lo com Whatsapp, Website e mesmo Slack ou Teams. Assim, consegue manter o contacto em tempo real com os seus Clientes.

A Inteligência Artificial veio para ficar e para auxiliar a realização das tarefas mais rotineiras e de pesquisa, para que consiga poupar tempo e focar-se no pensamento estratégico e de planeamento.

Agora que já conhece as suas vantagens, está na hora de passar à implementação. Use estas ferramentas como suas aliadas e otimize as suas ações de Marketing!

Quer saber mais sobre o impacto da Inteligência Artificial nas ações de Marketing, Vendas e Customer Experience?

Marque a sua presença no próximo Martech B2B Talks, a realizar-se no dia 28 de fevereiro às 14h30!

Faça aqui a sua inscrição.

Artigos relacionados

Como é que a Assessoria de Imprensa pode ajudar a aumentar a notoriedade da sua empresa? Se deseja ter a sua empresa …

A minha empresa B2B precisa mesmo de uma estratégia de comunicação? Se acha que há um mar entre o Marketing B2C e …

O que tem a ganhar com um parceiro de Assessoria de Imprensa? A notoriedade, credibilidade e reputação da sua empresa no mercado …

Como dominar as entrevistas de imprensa em 4 passos Num mundo cada vez mais interligado, é crucial saber comunicar de forma confiante …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top