Comunicação B2B: Como desmistificar a comunicação nos media

Cada mercado tem as suas necessidades, o que exige abordagens e estratégias de comunicação diferentes e competitivas, claro.

É evidente que a comunicação B2B e B2C são distintas e não há como negá-lo. (Se tem dúvidas, vá dar uma espreitadela no nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo). No entanto, estamos sempre a comunicar para pessoas.  Tal como no B2C, as empresas B2B querem apresentar as mais-valias da sua oferta e dar resposta às dores e necessidades do seu público.

Comunicação B2B

Lembre-se de que o B2B não faz negócio com empresas, mas sim com as pessoas que estão à frente dessas empresas.

Ainda não está convencido(a)? Venha daí, se quer saber como capitalizar as mais-valias de comunicar B2B nos media. 

Como ter uma estratégia de comunicação B2B bem-delineada?

O primeiro passo para o sucesso é, precisamente, definir uma estratégia de comunicação, cujo foco seja o de direcionar aquilo que quer comunicar para um target e, por sua vez, criar uma mensagem que responda às suas necessidades e dores.

Definir o posicionamento no mercado

Faça uma análise do mercado e da concorrência para perceber se a sua proposta de valor continua relevante e se dá resposta às necessidades do mercado.

Considerar os objetivos

Elabore um cronograma de objetivos e defina as metas a conquistar para que, posteriormente, os resultados sejam de fácil análise – este é o melhor caminho para identificar erros e implementar melhorias.

Criar as personas

É essencial percebermos para onde devemos direcionar as estratégias de comunicação porque só assim, poderemos garantir resultados positivos.

Apostar no Omnichannel

Cada vez mais, é necessário apostar em canais de comunicação (online e offline) para chegar ao target, que pode ser composto por Clientes, potenciais Clientes, parceiros, seguidores e público em geral. Não se esqueça que quem não está nas principais plataformas digitais, é como se não existisse.

Estamos no bom caminho. E as vantagens?

Muitas empresas ainda não têm perceção da importância de comunicar nos media, contudo tem sido notório o aumento gradual de consciência.

Os meios tradicionais, como os jornais, revistas, rádio e TV, continuam a ser referência para o público, enquanto fontes de influência e de informação para a criação de uma estratégia de autoridade e de notoriedade.

Apesar do formato papel ainda ser muito valorizado, não podemos descorar a importância do digital. Atualmente, as redes sociais continuam a ser um dos principais canais de comunicação, bem como os websites. Segundo um estudo do Marktest, o número de redes sociais onde os portugueses têm conta duplicou em 10 anos.

Muitas vezes, as empresas têm uma ideia errada dos media e querem, apenas, comunicar nos jornais de referência, deixando para segundo plano os meios online, mais pequenos ou especializados.

E aqui, percebe-se que, de facto, é fundamental orientar a comunicação para o target. Porquê? Conquista mais resultados se comunicar para um meio especializado, onde o target está presente, do que num meio generalista em que, a maioria do público, não tem interesse naquilo que temos para comunicar. 

Uma outra forma de captarmos o interesse é a partir de artigos de opinião, porque as pessoas valorizam a partilha de experiências e, acima de tudo, pode ser informação útil para quem está a lançar novos negócios ou até mesmo como fonte de inspiração.

Portanto, as vantagens de comunicar B2B nos media são amplas:

  • Cria credibilidade e notoriedade no mercado

  • Aumenta o alcance da marca no mercado

  • Aumenta o brand awareness

  • Permite comunicar de uma forma mais especializada e segmentada

Comunicar B2B nos media pode ser desafiante, daí ser tão importante apostar numa agência  de Comunicação e Relações-Públicas (RP) que tem o know-how necessário para saber como chegar ao target, responder às suas necessidades e, ainda, enriquecer o mercado e o setor.

Porém, sabemos que não é um caminho linear. O segredo está na criação de uma relação de confiança entre o profissional de comunicação e RP, a empresa e o meio. O caminho é demorado, mas garantimos que terá muitos frutos para colher, se não desistir.  

Dicas de leitura

Dicas de Marketing Conversacional para 2024 As estratégias de Marketing Conversacional nas empresas prometem ser uma das grandes tendências de Marketing B2B …

6 dicas para aumentar o tráfego do seu website No mundo digital atual, um website eficaz é mais do que uma simples …

Conteúdos: Mitos e erros que prejudicam o negócio Acha que o Marketing B2B é insosso, sem sal nem pimenta? No fundo, ainda …

8 estratégias chave de Marketing para empresas B2B Há muito que o Marketing B2B não se resume a reuniões e demonstrações com …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top