Descubra os melhores insights sobre gestão de liderança nas empresas B2B

Desengane-se quem pensa que o sucesso de uma empresa depende, unicamente, do trabalho dos funcionários. O líder tem um papel primordial na gestão de equipas e, por sua vez, nos resultados alcançados — uma boa liderança pode trazer uma série de benefícios estratégicos e organizacionais para as empresas.

Para desmistificar este tema, ao longo do ano, entrevistámos alguns líderes empresariais e ficámos a conhecer as suas visões, experiências e dicas.

Dentro do núcleo organizacional, um líder tem funções e obrigações que têm de ser cumpridas — nomeadamente, nos processos de tomada de decisão e resolução de conflitos, associados à gestão de pessoas. Assim sendo, um líder não se pode esquecer que tem equipas e deve, acima de tudo, humanizar a sua função.

gestão da liderança B2B
gestão da liderança B2B

A Transformação Digital já não é uma escolha, mas sim uma necessidade. Na atualidade, não só assistimos a um mercado extremamente competitivo, como as necessidades e os hábitos dos Clientes são diferentes. Por este motivo, as empresas têm de ajustar as suas estratégias de negócio aos avanços tecnológicos.

gestão da liderança B2B

A melhor fórmula para atingir uma cultura organizacional eficiente passa pelo líder e a valorização da opinião da equipa nos processos de tomada de decisão. Além disso, tem de garantir condições de trabalho que permitam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, bem como planos de carreira consistentes.

gestão da liderança B2B

Apesar de já termos representação feminina em cargos de liderança, e uma maior igualdade de oportunidades, o mundo corporativo ainda está longe de atingir uma diversidade de género. Um estudo da Informa D&B, aponta que, apenas, 27% das mulheres ocupam cargos de liderança em empresas nacionais. 

gestão da liderança B2B

As empresas têm de apostar em estratégias focadas nas necessidades e dores dos Clientes, como é o caso do Marketing de Conteúdo — disponibilização de conteúdo de qualidade e agregador de valor, nos canais de comunicação online e offline. Este processo não só aumenta as vendas e a retenção de Clientes, como promove novas oportunidades de negócio.

Não poderíamos fechar este ciclo de partilha, sem o testemunho da CEO da Martech Digital, Ana Barros. Acima de tudo, os seus insights são um reflexo daquilo que somos enquanto agência: focados no crescimento do ecossistema do Marketing Digital e das Tecnologias, garantindo, sempre, elevados padrões de compromisso, transparência, inteligência emocional e empatia.

gestão da liderança B2B

Conhecer um negócio B2B é diferente de conhecer um negócio B2C

As agências têm de observar mais e assegurar que são especialistas na sua área de atuação. O conhecimento do cliente é crucial, temos de falar a mesma linguagem

Ainda se subestima muito o Marketing. A meu ver, é um erro muito grande. A pandemia veio, precisamente, mostrar que se não fosse o Marketing, a Comunicação e o Digital, as empresas não tinham como fazer jus ao seu negócio

Dicas de leitura

Inbound Marketing: Como atrair Clientes para o negócio B2B? Se acha que é difícil vender, coloque-se no lugar dos seus Clientes. Para …

Inteligência Artificial: Saiba como personalizar a experiência do Cliente B2B A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais disruptivas dos últimos tempos …

Podcasts no B2B: Transformar o negócio com o poder da conversa No mundo complexo do business-to-business, as estratégias avançadas e as transações …

Estratégia Blended Marketing: Como ter o melhor dos dois mundos Já lá vão os dias das estratégias focadas apenas no online ou …

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top